sábado, 28 de dezembro de 2019

Street Fighter: um fenômeno que vai além dos videogames
É muito difícil encontrar alguém que não conheça Street Fighter, principalmente na área do entretenimento. A franquia, que completou 32 anos em 2019, pavimentou caminhos para todo um gênero de jogos de luta, sendo referência até os dias atuais.
O primeiro título não fez tanto sucesso, porém em 1991 chegou sua versão mais icônica e ela mudou a história dos videogames! Neste ano, a CAPCOM lançou Street Fighter II, um divisor de águas no segmento de jogos de luta. O game não só popularizou o gênero, mas também criou uma cultura dos encontros nos Arcades – os populares fliperamas brasileiros.


A partir disso Street Fighter ganhou diversos títulos derivados, como a série Alpha e Turbo, além dos crossovers com X-MenMarvel e Tekken.
O último jogo da franquia foi Street Fighter V, lançado em 2016, sendo que ao todo a série já vendeu 43 milhões de cópias em todo o mundo. Mas você acha que esse sucesso para por aí? O fenômeno Street Fighter consegue se expandir para outras áreas do entretenimento!
Campeonatos de Videogames
Os campeonatos de jogos eletrônicos, popularmente conhecidos como eSports, estão cada vez mais em alta na atualidade. Os “joguinhos” já foram até considerados a entrarem como esporte oficial das olimpíadas, seria demais, não é mesmo? Todo esse crescimento se deve muito aos games de luta, principalmente Street Fighter, a maior franquia de Fighting Game do mundo.
Campeonatos como o Evolution Championship Series (EVO) e a Capcom Pro Tour, organizada pelos “donos” de Street Fighter, batem recordes em premiações e número de inscrições. Alguns jogadores profissionais chegam a faturar mais de US$ 300 mil em competições.
Um dos momentos mais marcantes da história dos videogames aconteceu em um campeonato de Street Fighter, em 2004, quando Daigo Umehara conseguiu uma virada inacreditável, levando o público ao delírio. Essa ocasião foi batizada como “Evo Moment #37”.
O universo de filmes e séries
Ainda, Street Fighter ganhou fama pela sua jogabilidade fluida, o que mudou o rumo de muitos jogos de luta. Porém, o game também possui um universo rico de narrativas para cada personagem. Essas histórias também são contadas em outras mídias, com produções oficiais, que fazem parte da história principal, sendo alguns títulos considerados spin-off’s, ou seja, tramas paralelas e secundárias.
Personagens icônicos, como Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Akuma e Bison, possuem histórias que movem todo o universo da franquia, além da possibilidade de descobrir a origem de cada personagem do jogo.
De animações japonesas a longas metragens live action, Street Fighter consegue expandir seu universo por meio dessas narrativas, onde cada produção é situada em determinada linha do tempo da história.
Incríveis colecionáveis
Além de tudo, esse universo rico de Street Fighter proporciona, também, uma experiência mais tátil, pessoal e realista. Se trata dos colecionáveis, que atualmente são objetos de desejo do público que consome cultura pop.
Quem não gostaria de levar para casa os lutadores mais famosos de Street Fighter reproduzidos de forma fiel aos originais? A mais nova coleção da Editora Planeta DeAgostini, lançada em parceria com CAPCOM, traz os personagens mais queridos dos videogames através de um sistema de assinaturas ou em bancas de jornal!
Ao todo são 60 edições de figuras em PVC cheias de detalhes e pintadas à mão, possuindo altura entre 9 e 14 cm. Cada edição acompanha fascículos repletos de curiosidades e informações sobre determinado personagem.
As três primeiras edições trazem os lutadores mais queridos da série: RyuKen e Chun-Li. A cada nova edição, um novo lutador será “desbloqueado” para a compra.
Além de adquirir colecionáveis fabricados com uma qualidade em primeira mão de uma das maiores franquias dos videogames, a coleção da Planeta DeAgostini também oferece aos fãs desse universo a experiência de receber um novo produtor a cada lançamento.
Ficha Técnica:
60 edições colecionáveis dos personagens de Street Fighter Figuras de PVC
Pintados à mão
Altura entre 9 e 14 cm
Acabamentos de alta qualidade
Coleção oficial CAPCOM

Nenhum comentário: