segunda-feira, 2 de dezembro de 2019


Rumo ao Natal - Foto Prefeitura da Lapa.jpg


“Rumo ao Natal” leva Maria Fumaça iluminada para Curitiba e mais oito cidades
Locomotiva de 135 anos vai participar de desfiles natalinos e de apresentações em um espetáculo teatral gratuito em 25 eventos entre novembro e dezembro

Curitiba –  Mais uma vez a Maria Fumaça Mogul 11, uma das mais antigas do Brasil, volta a circular por Curitiba, cidades da região metropolitana, litoral e Campos Gerais. Decorada com uma iluminação especial de Natal, a locomotiva será protagonista de 25 eventos entre os dias 26 de novembro e 23 de dezembro.

Durante este período, serão realizadas 10 apresentações do espetáculo teatral “Rumo Ao Natal” - inédito, gratuito e produzido exclusivamente para este projeto. Nos outros 15 dias serão feitos desfiles com o trem iluminado com a presença do Papai Noel. Realizado às margens dos grandes centros urbanos, o projeto atraiu no ano passado uma média de 5 mil pessoas por espetáculo.



“É uma iniciativa que democratiza o acesso à cultura e desperta a curiosidade da população por conta do encantamento que a Maria Fumaça proporciona. Muitas famílias se programam para vivenciar esse momento especial do Natal que levamos para a ferrovia”, destaca Beto Abreu, presidente da Rumo.

O circuito deste ano conta com nove cidades: Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, Lapa, Pinhais, Paranaguá, Morretes, Antonina e Ponta Grossa. “Neste ano, teremos uma decoração mais tecnológica, passaremos por mais cidades do que no ano passado e o espetáculo terá um enredo mais voltado à questão da segurança na ferrovia e meio ambiente”, informa o produtor Conrado da Luz, da Remix Promo, responsável pelo projeto. “O objetivo é estimular no público a motivação para que conheça e valorize a história da ferrovia através do Natal”, completa.

Apresentação teatral antecede a chegada do trem
A direção e o roteiro ficaram a cargo de Richard Rebelo. “A história apresenta os duendes na casa do Papai Noel e um deles liberou as renas, pois teve um sonho com elas na natureza e agora o Papai Noel terá que entregar os presentes com a Maria Fumaça, encontrada e restaurada pelos duendes”, antecipa o diretor. “Paralelamente, a peça traz uma mensagem de conscientização com relação ao lixo descartado e à preservação da natureza com o espírito protetor da floresta”, acrescenta o diretor.

O espetáculo faz uma homenagem à ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, responsável por trazer a locomotiva de volta a seu funcionamento. A Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos EUA em 1884, sendo uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Foram 10 anos de um processo de restauração completo do maquinário. “Trazer novamente a locomotiva Mogul 11 após mais de 80 anos parada foi sensacional. Um enorme desafio para a ABPF, que contou com o apoio da Rumo” relata o engenheiro Rodrigo Dolenga, que é maquinista e diretor regional de operações da ABPF no Paraná.

Pessoas envolvidas com a preservação ferroviária têm uma verdadeira paixão por trens. “Durante os desfiles e espetáculos é impossível não notar a emoção no rosto das pessoas. Isso nos contagia e motiva. Aguardamos o ano todo pela data dos desfiles para poder viver essa emoção novamente”, conclui Dolenga.

“Rumo Ao Natal” é realizado pelo Ministério da Cidadania/Governo Federal e pela produtora Remix Promo. O projeto tem patrocínio da Rumo, Knorr Bremse e ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e apoio da Wabtec, STN, Timken, Franciscon, Grupo Souza Lima, Proudfoot, CBFA, Brado, Laguna, Brasil Facility Clean, JM, LPC Latina, Rhyno e Serra Verde.


Serviço “Rumo ao Natal”:

Desfiles com Maria Fumaça iluminada e apresentações de espetáculo natalino

Datas: de 26/11 a 23/12

Horário: apresentações do espetáculo sempre às 20h30.  Os desfiles têm horários diferenciados (obs: há possibilidades de atrasos ou cancelamentos em função da logística ferroviária).

Locais: Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, Lapa, Pinhais, Paranaguá (espetáculo e desfiles).
*Antonina, Morretes e Ponta Grossa (somente desfiles).

Acompanhe a programação no www.facebook.com/rumoaonatal  
instagram: @rumoaonatal 

Entrada gratuita


Cronograma:
26/11 (terça-feira) 20h30 – Espetáculo – Sede Rumo (Curitiba)
27/11 (quarta-feira) 20h30 – Espetáculo – Sede Rumo (Curitiba)
28/11 (quinta-feira) 20h30 – Espetáculo – Cajuru (Curitiba)
29/11 (sexta-feira) – Desfile – Cachoeira (Almirante Tamandaré)
30/11 (sábado) – Desfile – Iguaçu (Curitiba)
01/12 (domingo) 20h30 – Espetáculo – Piraquara
02/12 (segunda-feira) – Desfile –  Cachoeira (Almirante Tamandaré)
04/12 (quarta-feira) 20h30 – Espetáculo – Lapa
06/12 (sexta-feira) – Desfile – Uvaranas (Ponta Grossa)
08/12 (domingo) 20h30 – Espetáculo – Iguaçu (Curitiba)
09/12 (segunda-feira) – Desfile – Cajuru (Curitiba)
10/12 (terça-feira) – Desfile – Piraquara
11/12 (quarta-feira) – Desfile – Cachoeira (Almirante Tamandaré)
12/12 (quinta-feira) 20h30 – Espetáculo – Pinhais
13/13 (sexta-feira) 20h30 – Espetáculo – Cachoeira (Almirante Tamandaré)
14/12 (sábado) – Desfile –  Estribo Ahú (Curitiba)
15/12 (domingo) – Desfile –  Cachoeira (Almirante Tamandaré)
16/12 (segunda-feira) – Desfile –  Pinhais
17/12 (terça-feira) – Desfile – Cajuru (Curitiba)
18/12 (quarta-feira) – Desfile – Cachoeira (Almirante Tamandaré)
20/12 (sexta-feira) 20h30 – Espetáculo – Paranaguá
21/12 (sábado) 20h30 – Espetáculo – Alexandra (Paranaguá)
21/12 (sábado) – Desfile – Alexandra até Morretes
22/12 (domingo) – Desfile – Morretes
23/12 (segunda-feira) – Desfile – Morretes até Antonina

Nenhum comentário: