domingo, 22 de dezembro de 2019

 
Os dispositivos tecnológicos e suas interferências nas vidas das pessoas é tema de episódio inédito da série Filosofia Pop
Marcia Tiburi, Rosana Hermann e Dríade Aguiar conversam sobre o assunto no dia 23/12, segunda, às 23h, no SescTV

Foto: Claraluz Filmes e Saliva Shots. 

Episódio na íntegra: https://sesctv.org.br/programas-e-series/

Os Dispositivos e a Vida, episódio inédito da série Filosofia Pop, leva em consideração o envolvimento da sociedade atual, em todo o mundo, com aparatos tecnológicos para discutir o quanto esses aparelhos afetam as vidas das pessoas. Para tratar do tema, abordando mecanismos, práticas, leis, afetividades e corporeidades, que envolve a manutenção do poder, a apresentadora, filósofa e escritora Marcia Tiburi recebe a igualmente escritora e apresentadora de televisão, além de roteirista, Rosana Hermann, e a cofundadora do Mídia Ninja, Dríade Aguiar. A atração, dirigida por Esmir Filho, estreia dia 23 de dezembro, segunda-feira, às 23h, no SescTV. Assista também emsesctv.org.br.

Para Rosana Hermann, o uso de aparelhos tecnológicos, como câmera fotográfica e principalmente o celular, alteram a percepção de mundo das pessoas em função do produto. Mudam seus comportamentos e os deixam dependentes do objeto, muitas vezes se tornando uma extensão de seus corpos e até mesmo se incorporando a eles. Com isso, seus proprietários se esquecem que há interesses comerciais atrás desses componentes. 

O episódio também fala do celular como uma peça subjetiva e afetiva. “Ele é uma extensão do seu cérebro, da forma como está colocado hoje em dia”, acredita Dríade. Para ela, apesar de serem de modelos e marcas diferentes e feitos em séries, são personalizados com aplicativos, cores, ordem, plano de fundo e tom que interessam a quem os usa. A cofundadora do Mídia Ninja chama a atenção para o poder que esses aparelhos têm de fazer com que muitos dos que os estão usando se esqueçam que há um mundo real ao seu redor. Mas, ao mesmo tempo, ela vê esse comportamento com as telas como uma nova perspectiva de se viver uma experiência. Marcia lembra que antes do celular, o televisor já deixava muita gente concentrada em frente à sua tela. 

Criada para facilitar, a internet pode complicar as vidas das pessoas. Marcia pensa que o perigo está em se tornar um escravo ingênuo da rede de computadores e de acreditar que não há risco na hora de usá-la. Já Rosana comenta que, devido ao uso de dispositivos digitais no mundo atual, muitos seres humanos perderam e estão perdendo a capacidade de fazer analogias entre coisas, como ver horas em um relógio analógico. “Você tem ganhos, mas também tem perdas”, afirma.  

O episódio discute ainda, dentre outros temas, a alteração da linguagem e, consequentemente, da discursividade devido ao uso de redes sociais como owhatsapp; a solidão e as redes sociais; e o ‘’eu’’ como foco nas redes sociais

Em sua primeira temporada, composta igualmente por 13 episódios de uma hora, que já estão disponíveis para serem assistidos sob demanda no site do canal, em sesctv.org.brFilosofia Pop tratou de assuntos como Deus; ética; pedofilia, drogas; mulher, poder e biopoder. Já esta nova, traz temas como prazer e trabalho; arte e política; morte e finitude; sexo e gênero; mercado e dinheiro; natureza; loucura; e riso contemporâneo. 

Filosofia Pop foi gravada em diferentes unidades do Sesc em São Paulo, e o episódio Os Dispositivos e a Vida teve a unidade 24 de Maio como cenário. A série convida pensadores contemporâneos, de áreas diversas, para debaterem, entre si e com o público, temas distintos que dialogam com a filosofia e a vida cotidiana. Além dos convidados, cada episódio tem participação da plateia com perguntas. 

Sobre a série:
Realizada pelo SescTV, Filosofia Pop é uma idealização de Marcia Tiburi e Esmir Filho e estreou no canal em 2015, com 13 episódios de uma hora cada, tratando de assuntos como Deus; ética; pedofilia, drogas; mulher, poder e biopoder. Em 30 de setembro deste ano, a série ganhou outros 13, que abordam os temas prazer e trabalho; riso contemporâneo; morte e finitude; sexo e gênero; arte e política, natureza; velhice; loucura; dispositivos e vida; liberdade e encarceramento, dentre outros. Todos os 26 episódios já estão disponíveis para serem assistidos on demand, em alta definição e na íntegra, gratuitamente, emsesctv.org.br.

Todos os participantes dos novos episódios:
Ailton Krenak, líder indígena e escritor; Anna Muylaert, cineasta; Ladislau Dowbor, economista e professor; Christine Greiner, professora de artes do corpo; Gorete Milagres e Mariano Mattos Martins, atoresLinn da Quebrada, atriz, cantora e ativista; Gaudêncio Fidelis, historiador e curador de arte; Débora Diniz, antropóloga; Manoel Ricardo de Lima, escritor;Benjamin Seroussicurador e gestor cultural; Vagner Marques, historiador e mestre em ciências da religião;  Roberta Estrela D’Alva, atriz e cantora; Jerá Guarani, professora e líder indígena;  Marcelo Pelizzolli, filósofo;  Daniel Kupermann,psicanalista; Tatá Oliveira, palhaça; Joice Berth, arquiteta e urbanista; Amara Moira; escritora e doutora em literatura; Dríade Aguiar, mídia ativista; Rosana Hermanne,  escritora, roteirista e apresentadora de TV; Ricardo Antunes Najara Lima Costa, sociólogos; Denilson Lopes, professor e pesquisador; Dina Alves e Márcia Rocha, advogadas. 

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Série: Filosofia Pop
Episódio: Os Dispositivos e a Vida 
Estreia: 23/12, segunda, às 23h
Reapresentações: 2412, terça, às 11h; 25/12, quarta, às 21h; 26/12, quinta, às 10h; 27/12, sexta, às 19h30; 28/12, sábado, às 21h; e 29/12, domingo, às 19h.
Classificação indicativa: Livre
Apresentação: Marcia Tiburi
Direção: Esmir Filho
Idealização: Marcia Tiburi e Esmir Filho
Produtora: Claraluz Filmes e Saliva Shots
Realização: SescTV 

On Demand
Todos os 26 episódios estão disponíveis emsesctv.org.br
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: