terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Fundo Brasil lança plataforma colaborativa de direitos humanos.







Além de reunir conteúdos produzidos por organizações de todo o país, a plataforma Brasil de Direitos será um polo de discussão e mobilização de direitos
Em parceria com organizações de defesa de direitos do país inteiro, o Fundo Brasil lança aBrasil de Direitos, plataforma colaborativa de promoção e defesa dos direitos humanos. O objetivo da iniciativa é contribuir, com informação de qualidade, para o fortalecimento do debate sobre direitos fundamentais e fortalecer o papel da sociedade civil organizada na garantia da democracia no Brasil.


No espaço online estão disponíveis notícias, artigos, informes sobre eventos e conteúdos exclusivos sobre temas como enfretamento ao racismo, direitos de mulheres, de populações indígenas, de comunidades LGBTI+, de migrantes, entre muitos outros.  Além de informar e estimular o debate, a Brasil de Direitos será um polo de mobilização. Em uma área restrita, organizações apoiadas pelo Fundo Brasil podem trocar informações de maneira segura. Com isso, o site pretende ser um instrumento capaz de facilitar o diálogo e o trabalho em rede entre grupos dispersos por todo o país.

A Brasil de Direitos surge em um momento crítico para ativistas: foram 57 assassinatos em 2017. A falta de conhecimento é outra dificuldade a ser enfrentada: segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, feita a partir de entrevistas em 28 países e divulgada em dezembro de 2018, quase 40% da população global é refratária às discussões sobre direitos humanos. Na opinião dos entrevistados, os únicos que se beneficiam dos direitos humanos são “criminosos e terroristas”. O acesso à informação de qualidade pode contribuir para reverter esse cenário.
O desenvolvimento da plataforma contou com contribuições de mais de uma dezena de organizações. Todo o conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons CC.BY.4.0, podendo ser reproduzido, desde que citada a fonte.
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2007, o Fundo Brasil 

Nenhum comentário: