domingo, 15 de dezembro de 2019

Curitiba oferece diversidade de agenda cultural para férias de verão.


Opções gratuitas e de baixo custo fazem parte do calendário
O verão e o recesso de fim de ano se aproximam. Para quem prefere fugir do movimento das praias, dos engarrafamentos ou economizar, ganhou, além da paz que Curitiba proporciona entre dezembro e janeiro, uma programação cultural variada. Quem é fã de arte pode optar por atrações gratuitas ou a baixo custo para aproveitar as férias na cidade.
Cine Passeio
O Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro) oferece uma programação especial até 22 de dezembro, com exibição de 12 filmes que tem o Natal como tema. As sessões, ao ar livre, acontecem de quinta a domingo, sempre às 19h30. A entrada é gratuita, mas a capacidade é somente de 60 lugares. A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do filme. Em caso de chuva, a exibição do dia será cancelada. Mais informações no site www.cinepasseio.org, página do Facebook, perfil do Instagram ou pelo telefone (41) 3323-1979. 


Exposição "Quem é o homem do Sudário?"
A exposição gratuita apresenta um dos assuntos mais debatidos e pesquisados da história da humanidade. No Ventura Shopping, os visitantes poderão ver painéis com estudos científicos e o percurso histórico do Santo Sudário - tecido de linho que, supostamente, envolveu o corpo de Jesus Cristo quando foi tirado da cruz. Réplicas de objetos utilizados em sua morte também estão disponíveis, como a tumba, os pregos colocados nas mão e nos pés de Jesus, a coroa de espinhos, a lança, em tamanho original, que perfurou o coração de Cristo, e uma escultura em cobre, em tamanho real do Homem do Sudário. A exposição no Ventura Shopping já atraiu mais de 1,2 milhão de pessoas por todo o mundo, e funciona até 31 de dezembro no setores verde e azul do empreendimento (R. Itacolomi, 292 - Portão). 
Exposição Obra & Arte
O showroom da construtora A.Yoshii em Curitiba (Rua Bispo Dom José, 2058 – Batel), recebe, até o dia 10 de janeiro, a exposição Obra & Arte. Ao todo, 20 peças de mobiliário são apresentadas, criadas com materiais da construção civil que comumente são descartados, como vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame. Ao longo de 2019, colaboradores da construtora participaram de oficinas que incentivaram a ressignificação do uso de materiais descartados. O resultado são peças como poltronas, esculturas, mesas e pendentes. A iniciativa é do Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii, com o Coletivo ÔDA. A entrada é gratuita, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (41) 3337-2500.
14º Bienal Internacional de Curitiba
A 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, com o tema "Fronteiras em Aberto", reúne obras, performances e intervenções artísticas de 45 países até 1º de março de 2020. A bienal ocupa museus, espaços culturais e espaços públicos urbanos da capital paranaense, tendo como principal sede o Museu Oscar Niemeyer (MON). Com exceção das exposições que estão no MON, cuja entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), as demais são gratuitas. Nas quartas-feiras, a entrada no museu é de graça. Mais informações em http://bienaldecuritiba.com.br/2019/

Nenhum comentário: