terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Após um 2019 de grandes conquistas, Orquestra Prelúdio já projeta 2020.

 
“Um ano especial, que consolidou a Orquestra Prelúdio de Joinville como referência da música erudita no estado de Santa Catarina”, resume o maestro Rafael Daniel Huch, regente do grupo de músicos, ao comentar sobre 2019.



Durante o primeiro semestre e até o mês de julho, o trabalho focou o concerto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema”, fruto de uma parceria entre o maestro e gestor Rafael e o pianista Arthur Bandt, que assina todos os arranjos. “Há muito tempo, o público já nos solicitava um repertório de Cinema, e no ano de 2019, conseguimos realizá-lo. A ideia foi passar por filmes que marcaram época e são verdadeiros clássicos, cujas músicas estão no ouvido da grande maioria. Foi um sucesso de público e crítica, com os ingressos esgotados em apenas dois dias. Mesmo sem recursos, houve uma segunda sessão no Teatro Juarez Machado, pois havia 400 pessoas na fila de espera. Em julho, apresentamos o mesmo repertório na cidade de Itapoá, novamente obtendo sucesso de público e crítica”, comenta Rafael.

No segundo semestre, outros dois concertos também marcaram o ano de 2019 da Orquestra Prelúdio de Joinville. Em outubro, em conjunto com o Coro Vox Camerata, foi apresentada a cantata BWV 147 do compositor alemão de música barroca Johann Sebastian Bach. “Destaco que, até onde se tem registro, essa foi a primeira apresentação dessa obra na cidade de Joinville em sua versão original, com coro, solistas e orquestra. Tivemos a participação de alguns dos melhores músicos do Brasil, entre instrumentos e solistas [cantores]”, detalha Rafael Huch. Já em novembro e dezembro, a Orquestra esteve envolvida com o projeto Mestres do Classicismo, que contou com duas obras para solistas, um concerto para piano e outro para contrabaixo.

Além dos bem-sucedidos concertos apresentados durante o ano, a Orquestra Prelúdio seguiu com o seu trabalho de formação musical em 2019. “A Prelúdio é uma associação de músicos profissionais que também desenvolve um trabalho de formação musical chamado ‘Projeto Música e Cidadania’, que ocorre no bairro Jardim Paraíso em Joinville. Em parceria com o projeto ‘Missão Criança’, são atendidas 150 crianças em situação de vulnerabilidade social”, explica o maestro.

Por fim, outro fato de grande importância para a Orquestra em 2019 foram as leis que tornaram a ACAJE (Associação Cultural e Artística de Joinville), mantenedora da Prelúdio, entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal e estadual. A expectativa é que tais feitos se reflitam na captação de recursos para os próximos projetos. “Nosso maior desafio é a captação de recursos. Por isso, precisamos do apoio do empresariado, da classe política e da sociedade. Uma Orquestra que já alcançou mais de 25 mil pessoas em sua trajetória precisa do seu apoio”, conta o Rafael Huch.

Enquanto isso, a Prelúdio não para e já projeta para 2020, novamente, um ano de muitas realizações. Afinal, ele marcará os 10 anos de atuação no estado de Santa Catarina. Para celebrar essa marca, no primeiro semestre, a Orquestra sairá em turnê com a Cantata BWV 147 de Bach para algumas cidades do Estado, como São Francisco do Sul e Itapoá. Já no segundo semestre, há propostas de projetos em análise para serem executados, um deles seria realizar arranjos próprios dos clássicos de rock para Orquestra.

O ano de 2019 foi muito especial para a Orquestra Prelúdio de Joinville e 2020 promete!


FOTO: RWS Fotografias / Divulgação.

Nenhum comentário: