segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Universidade de Curitiba lança disciplina voltada a ensino da paz e cidadania global.

Em parceria com a Universidade Soka, de Tóquio, a Universidade Positivo lança, a partir de 2020, a disciplina eletiva Ciências para a Paz e Cidadania Global. Fundada em 1971 por Daisaku Ikeda, a Soka mantém, desde 2017, um convênio com a UP. Na matéria, inspirada na filosofia educacional Soka, os estudantes de graduação podem ter contato com as literaturas do próprio mestre Ikeda. De acordo com o professor que vai ministrar as aulas no Brasil, Melk Calabria, os alunos terão, ainda, contato com outros pensadores e personalidades importantes, que buscam caminhos para tornar a sociedade verdadeiramente humanística, prezando pela dignidade humana. 


A Universidade de Soka possui convênio com 176 universidades em mais de 50 países. “Mais que uma mera parceria de intercâmbio universitário, trazer a filosofia de ensino Soka ao Brasil significa criar reais valores humanos para uma sociedade global, por meio de uma educação humanística. Ou seja, nossos alunos poderão vivenciar multiculturas, sempre tendo como pilar central a cultura humanística e despertando seu potencial, em busca de se tornar alguém que possa, de fato, fazer uma grande diferença na sociedade onde vive, por meio de ações voltadas para a paz mundial”, afirma Calabria. 
Para marcar a parceria, uma sala de aula do bloco da Pós-Graduação foi relançada com o nome do professor Daisaku Ikeda. 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.  

Nenhum comentário: