sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Miguel Falabella oferece 10 dicas para uma vida profissional de sucesso no CBTD 2019.


Ator e diretor Miguel Falabella narrou sua história de vida e trouxe diversos insights para os participantes do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento.
Por Leonardo Caetano
Na tarde desta quinta-feira (21), aconteceu a primeira plenária do dia com o ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista e diretor teatral Miguel Falabella. Em pouco mais de uma hora de apresentação, ele trouxe reflexões sobre atitudes, relações interpessoais e a postura que devemos adotar para alcançar sucesso na vida profissional.
Falabella está com 63 anos e está a mais de 30 anos no mercado. Sua missão foi nos mostrar a relação entre sonho e vida no âmbito social e profissional. Ele de forma descontraída, contando uma história e recitando uma poesia de Emily Dickinson. Nesse clima, ele contou sua trajetória até o sucesso, mostrando a sua persistência para realizar seu sonho. "Você tem que dar nome ao seu sonho" - disse ele contando sobre quando descobriu que seria ator.


Após diversas experiências profissionais distintas (ele chegou a ser vendedor de carros usados, por exemplo), ele atendeu ao chamado de uma amiga que morava em Londres e foi viajar para a Europa. Durante essa viagem, ele se deparou com um roteiro de uma peça justamente sobre a vida da poeta norte-americana Emily Dickinson, cuja montagem em território brasileiro seria sua primeira empreitada como diretor alguns anos depois.
Após muito sucesso e trabalho duro, o ator se tornou referência. E muitas pessoas passaram a perguntar qual era a "fórmula do sucesso". "É  claro que não há fórmula nenhuma, mas há alguns pontos que gosto de destacar e fizeram muita diferença em toda a minha vida". Vamos às dicas apresentadas por Falabella:
1. Poesia. "A vida precisa cada vez mais de poesia e arte, principalmente nos tempos atuais. Por isso, leio um poema todos os dias em minhas redes sociais. Isso nos oferece uma nova forma de ver a vida, novas perspectivas".
2. Comunicabilidade. "Precisamos ter flexibilidade para nos comunicarmos com o outro, pois podemos aumentar nossa capacidade empática. Aprenda a reaprender e deixar pra trás o que aprendemos e olhar para o outro. Ter empatia".
3. Disciplina. "Sem disciplina, é melhor a gente nem sair da cama. É importante sermos rigorosos com a gente".
4. Adaptabilidade. É necessário ter jogo de cintura para alcançar os objetivos".
5. Praticidade. "Seja prático e simples com as coisas. Quanto mais descomplicada for a sua atitude em relação a tudo, mais as coisas fluem de maneira orgânica".
6. Programe o seu dia. "É fundamental planejar bem as tarefas e objetivos dia após dia".
7. Originalidade. "Procure fazer diferente, não faça como todo mundo já fez um dia. Sempre dá para fazer diferente e trazer um novo olhar para as coisas". 
8. Pertencimento. "As pessoa precisam se sentir parte daquilo que você está fazendo. E você só consegue que as pessoas venham com você, se você transmitir a todos esse sentimento de dono, de pertencimento”.
9. Persistência. "Eu estou recebendo 'sim' de coisas que recebo 'não' há 18 anos. Ou seja: não desista".
10. Generosidade. "Ser generosos só nos faz bem. Vale a pena retribuir ao mundo aquilo que recebemos e conquistamos".
Quer saber mais sobre a programação do primeiro dia da CBTD? Clique aqui e confira. O CBTD 2019 acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, no Pro Magno, em São Paulo (SP).
Sobre o CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
O CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento é o maior e mais conceituado evento do mercado de Educação Corporativa da América Latina. Hoje em sua 34ª edição, o CBTD acontece anualmente e reúne os principais especialistas em desenvolvimento humano e organizacional e também as mais importantes empresas do segmento em sua feira de exposições (EXPO CBTD). Desde sua criação, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).
--

Nenhum comentário: