quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Lançamento do Portal "Polonidade no Brasil: Memória e Legado” 


No próximo dia 22 de novembro será lançado o portal Polonidade no Brasil: Memória e Legado, iniciativa da Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba. Este evento é alusivo às comemorações dos 150 anos da imigração polonesa ao Brasil, e é destinado principalmente aos conselheiros, apoiadores do projeto e à imprensa. Este novo espaço digital, que será trilíngue, com textos em português, polonês e inglês no decorrer do processo, tem o objetivo de visibilizar a história de pessoas, grupos e organizações que têm um vínculo com a cultura polono-brasileira, formado por descendentes e não descendentes de poloneses, divulgando a história desses importantes atores, ao narrar suas memórias, contribuições e legados. 

A partir de 1869, o Brasil recebeu inúmeras famílias vindas da Polônia, no que se denominou a diáspora polonesa, tendo como núcleo inicial a cidade de Brusque em Santa Catarina, em seguida o Paraná em 1871 e depois o Rio Grande do Sul. O estado do Paraná, particularmente é o que teve maiores influências da cultura polonesa no Brasil, sendo Curitiba a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polonesa, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos. No entanto, a diáspora polonesa não se limitou ao sul, chegando em menor número de famílias a vários outros estados do país.

Nesse sentido, é enorme a contribuição de poloneses a partir do século XIX para a construção de uma identidade nacional, desde os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil até os seus atuais descendentes, seja essa contribuição de cunho pessoal, ou constituida em grupos e instituições. Diante disso surgiu a ideia da criação de um portal documentando através de verbetes personalizados a contribuição de imigrantes poloneses para o Brasil, catalogando o maior número de nomes relevantes, passível de atualizações permanentes, para vir a ser uma coleção impressa, futuramente. Outro ponto favorável ao se criar o website é de que será possível a comunicação imediata com as comunidades polono-brasileiras em todos os estados do Brasil e fora dele. 

O projeto como um todo teve início em agosto de 2018 e se utiliza de verbas advindas de patrocínio direto e de pequenas doações da comunidade que tem apreço pela ideia e se motiva a apoiar financeiramente esse que será um grande diferencial para a preservação da memória e identidade polono-brasileira.

Serviço: Lançamento do Portal "Polonidade no Brasil: Memória e Legado" 
Dia: 22 de novembro de 2019, às 19h30. 
Endereço: Casa da Cultura Polônia Brasil (sede da Sociedade Polono Brasileira Tadeusz Kosciusko) 
Rua Ébano Pereira, 502 / Centro - Curitiba/PR 
Maiores informações E-mail: contato@polonidadenobrasil.org.br 
WhatsApp: 41-99992-0800 (Schirlei Mari Freder - Coordenadora do Projeto)

A Casa da Cultura Polônia Brasil, é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, de caráter cultural, educacional, social e esportivo. Entre seus objetivos está a pesquisa, intercâmbio entre Polônia e Brasil, cooperação com entidades polonesas e brasileiras, promoção do patrimônio, tradição e costumes, além de contribuir para integração da comunidade polono-brasileira e realização de eventos e projetos.

Nenhum comentário: