segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Filmes /

Encripta levará série documental “O Muro” para plataformas digitais

(São Paulo, novembro de 2019)
A Encripta, empresa brasileira de tecnologia, passará a fazer a distribuição digital do conteúdo da Cerberos Filmes. Focada nas complexas relações humanas, a série “O Muro” estará disponível em breve em algumas das principais plataformas digitais de streaming do país, como NOW, Looke, iTunes, Vivo Play, e Microsoft Store.

“O Muro” é uma série documental nacional com 5 episódios de 26 minutos cada, que foi exibida em canais como Tv Cultura, Tv Brasil, Rede Minas e Tv Bahia.

Sinopse: Num país de extremos, comportamentos sociais e práticas institucionais repetem e naturalizam preconceitos das mais variadas espécies. Barreiras invisíveis que potencializam um dos maiores medos do ser humano de nosso tempo, o outro. Por meio da história de pessoas reais, a série documental O Muro compõe em cinco episódios de 26 minutos um mosaico de contradições humanas, da complexidade da formação das identidades, das lutas políticas por igualdade de direitos e, sobretudo da urgência na aceitação das diferenças.
Encripta (encripta.com.br)




SMITHSONIAN CHANNEL ESTREIA DOCUMENTÁRIO
“GREEN BOOK: GUIA PARA A LIBERDADE” NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 



Nos anos 1930, Victor H. Green, um carteiro do Harlem, em Nova York, publicou um livro que se tornou uma espécie de guia de sobrevivência para viajantes negros, nos Estados Unidos. Intitulada “The Negro Motorist Green Book” (“O Livro do Motorista Negro”, em tradução livre), a publicação se propunha a ajudar os afro-americanos a viajar com relativa segurança pelas estradas do país, em um período de segregação racial intensa e institucionalizada. No Dia da Consciência Negra, quarta-feira, 20 de novembro, às 20h, o Smithsonian Channel (canal 590 da NET) conta essa história, com a exibição do documentário GREEN BOOK: GUIA PARA A LIBERDADE.
Escrita e dirigida pela cineasta americana Yoruba Richen, a produção, com uma hora de duração, reúne depoimentos de historiadores, empreendedores da época e viajantes negros que enfrentaram o preconceito e o temor de percorrer os Estados Unidos naqueles tempos que antecederam o movimento de luta pelos direitos civis.
A publicação “The Negro Motorist Green Book”, que listava hotéis, restaurantes, postos de serviço e lojas onde a população negra era aceita, também inspirou o longa “Green Book: o Guia”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2019.  


Desde a primeira metade do século 20, passando por todo o período em que vigorou o sistema de leis Jim Crow (impondo a separação entre brancos e negros em espaços públicos e privados), até o início do movimento pelos direitos civis, a segregação racial prevaleceu nos estados sulistas. Mas, mesmo quando viajava pelas regiões norte e oeste do país, a população negra corria riscos. Como a discriminação não era um assunto discutido abertamente, ficava difícil para esses viajantes avaliarem os perigos do percurso. O preconceito não dava trégua. Artistas renomados também estavam sujeitos à segregação. O músico Nat King Cole foi agredido no palco, em 1956, enquanto se apresentava no Alabama, e hospedava-se em hotéis indicados para negros quando fazia turnê pelos Estados Unidos,. 
GREEN BOOK: GUIA PARA A LIBERDADE também mostra negócios e comunidades lendárias que prosperaram graças às indicações e sucesso do guia. O documentário conta ainda a história da ascensão da classe média afro-americana em Detroit, viaja até Idlewild (um destino de férias em Michigan que recebia negros) e visita o icônico A. G. Gaston Motel, em Birmingham, no Alabama – locação que teve papel central no movimento pelos direitos civis. 
GREEN BOOK: GUIA PARA A LIBERDADE foi escrito e dirigido por Yoruba Richen, com produção de Steve Maher e Adam Luria, da Impossible Factual Limited, para a Smithsonian Networks. Linda Goldman, Charles Poe e David Royle assinam como produtores executivos pelo Smithsonian Channel. 

Sobre o canal:
O Smithsonian Channel™ é um canal da rede Smithsonian Networks™, propriedade da Showtime Networks Inc.. O Smithsonian Channel oferece programação composta por documentários e entretenimento baseado na vida real, disponível em HD e 4K Ultra HD, em múltiplas plataformas. Vencedor dos prêmios  Emmy® e Peabody, o Smithsonian Channel combina a narrativa do canal americano SHOWTIME® com os recursos e tradições da Smithsonian Institution para criar conteúdo que lança novo olhar sobre temas populares, como aviação e exploração espacial, viagens, história, ciência, natureza e cultura pop. Entre a programação oferecida, estão as séries Aéreas, Estados Unidos em Cores, America’s Hidden Stories, Missão Lua, Guerra do Pacífico em Cores, Desastres Aéreos, além de aclamados especiais, como The Coronation, Green Book: Guia para a Liberdade e Buracos Negros. A Smithsonian Networks opera ainda o Smithsonian Channel Plus™, serviço de streaming de vídeo que dá acesso a mais de mil horas de programação de um variado acervo de documentários e séries em HD e 4K Ultra HD. Além do Brasil e de outros países da América Latina, o Smithsonian Channel também está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido. Para mais informações, acesse www.smithsonianchannel.com.br


Nenhum comentário: