sábado, 16 de novembro de 2019

Film & Arts relembra Villa-Lobos com documentário que homenageia gênio da música brasileira
Canal relembra no domingo (17), os 60 anos de morte do compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista, reconhecido como uma das figuras mais criativas do século XX  

São Paulo,  novembro de 2019 – Neste domingo, 17, às 22h, estreia o documentário “Villa-Lobos: De Bach Ao Brasil”, com exclusividade no Film & Arts (648 da Claro TV e 648 da NET), canal reconhecido por apresentar o melhor do mundo cinematográfico e das artes.
O registro do diretor brasileiro Carlos de Andrade é bastante biográfico na medida em que analisa a trajetória deste icônico músico brasileiro nascido em 1887, na então capital Rio de Janeiro, e que deixou mais de 1050 obras e a maior coleção de quartetos de cordas já realizada em nosso país.
Na verdade, a história de Heitor Villa-Lobos por si só já parece um roteiro de filme de aventura. Ele se misturou com músicos de rua no Rio e viajou amplamente pelo Brasil para pegar música indígena. A obra dele tem de trabalhos sinfônicos, incluindo o poema de tom do Amazonas a muita música de câmara, tudo isso atestando quanto Villa-Lobos estava conectado aos sons de seu país”, analisa Andrade.
Turíbio Santos, violonista que participa do documentário, concorda: “O Brasil é uma floresta. E a floresta é Villa-Lobos. Ele vai até a floresta e transmite a história do povo brasileiro e toda a sua musicalidade. O Villa foi um autodidata, que soube reverberar todos os nossos ecos passados e futuros”.  


´De Bach ao Brasil´ passeia ainda por depoimentos de Arthur Rubinstein, falando sobre como o jovem compositor se tornou seu amigo de uma vida; de Andrés Segovia, que reflete a respeito do que havia de especial em suas composições para a guitarra; além de Gustavo Dudamel, descrevendo suas sensações ao ouvir as obras do maestro.
Também é possível apreciar trechos dos famosos 14 Chôros, das Bachianas brasileiras, de poemas e concertos de tom, além de seus quartetos de cordas. Há muito a ser descoberto em sua produção prolífica, repleta de espontaneidade e espírito improvisador. Como Villa-Lobos disse uma vez sobre si mesmo: não uso folclore, sou o folclore.
Domingo, 17 de novembro, às 22h, somente no Film & Arts Brasil.
Sobre o Film & Arts
O Film & Arts é o único canal da América Latina voltado para os amantes das artes e do espetáculo em todas as sus manifestações. Com uma imagem moderna e vanguardista que destaca “a arte do entretenimento”, o canal oferece à sua audiência uma ampla gama de conteúdos de alto nível entre os quais se destacam grandes espetáculos da Broadway, eventos ao vivo e algumas das séries de época mais aclamadas da atualidade, assim como programas de entrevistas, séries de competição e filmes destacados orientados às artes. Disponível em HD 24 horas por dia, o Film & Arts é conteúdo de alto valor estético para um público exigente.
Facebook: FilmAndArtsTV
Twitter: @FilmAndArtsTV
Sobre a AMC Networks International Latin America
A AMC Networks International (AMCNI), a divisão global da AMC Networks, oferece programação entretida e aclamada que chega a assinantes de mais de 140 países e territórios, incluindo África, Ásia, Europa, América Latina e o Oriente Médio. A AMCNI consiste em marcas globais como Sundance Channel e AMC, assim como canais populares e reconhecidos a nível local de gêneros variados. O portfólio de canais da América Latina inclui AMC, Sundance TV, El Gourmet, Más Chic, Film & Arts e Europa Europa. Os canais disponíveis no Brasil são AMC, Sundance TV e Film & Arts. Para mais informações, visite:www.amcnetworkslatam.com.
Para mais informação acessewww.amcnetworks.com/amcni

Nenhum comentário: