sábado, 9 de novembro de 2019

Entretenimento

Minissérie “Revolta dos Malês”, dirigida por Belisario Franca e Jeferson De, estreia on demand no site do SescTV
Inspirada na maior rebelião de negros muçulmanos escravizados na Bahia, a produção inédita de ficção estará disponível em sesctv.org.br a partir de 19/11 e estreia no canal em 23/11, às 20h30
Foto: Divulgação Giros. 
Teaser:  bit.ly/SescTV_Males  


Na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, o SescTV lança a minissérie Revolta dos Malês, um docudrama, que mescla cinema e teatro, inspirado em um importante motim liderado por negros escravizados de origem muçulmana, que ocorreu na noite de 24 para 25 de fevereiro de 1835, na cidade de Salvador – BA. Com direção do carioca Belisario Franca e do paulista Jeferson De, a produção, dividida em cinco capítulos de 25 minutos cada, tem como fio condutor a história de Guilhermina, uma mãe que luta para libertar a sua filha da escravidão. A minissérie será disponibilizada na íntegra a partir de 19 de novembro para ser assistida on demand no site do canal (sesctv.org.br). O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro. 



A minissérie Revolta dos Malês também vai estrear no SescTV, no dia 23/11, sendo um capítulo a cada sábado, sempre às 20h30, que poderá também ser assistida em sesctv.org.br/aovivo.

Belisario Franca comenta que mesmo não sendo um fato desconhecido, esta luta é pouco difundida no território nacional. “A Revolta dos Malês, um evento importantíssimo que mostra o protagonismo dos muçulmanos escravizados no país, é uma dessas histórias que precisam ser contadas, refletidas e fazer parte, inclusive, dos currículos escolares, tanto nas escolas de formação quanto nas universidades”, expõe o diretor. 

Considerado o maior levante que ocorreu na Bahia no início do século XIX, a Revolta dos Malês teve motivação religiosa e o objetivo de libertar todos os negros escravizados da religião islâmica, além de matar as pessoas consideradas traidoras - independente da etnia – e, assim, tomar o poder para transformar a Bahia em um estado muçulmano. 

Para retratar esse acontecimento, a produção tem como protagonistas descendentes africanos. “Foi um momento de encontro com atrizes e atores afrodescendentes talentosos. Elaboramos uma construção artística que nos levou a um aprofundamento fundamental para nosso ofício. Éramos um grupo empenhado não somente em contar, mas em conhecer nossa própria história”, expõe o diretor Jeferson De. O militante da causa negra no cinema brasileiro completa: “Como diria James Baldwin ‘[…] podemos até conhecer os fracassos de uma pessoa, mas nem sempre conhecemos sua luta’. Foi esta luta de mulheres e homens que queríamos conhecer e contar”.

Na série Revolta dos Malês, Guilhermina (Shirley Cruz), 27, muçulmana escravizada, passa mais de uma década juntando dinheiro para comprar a sua carta de alforria e a de sua filha Teresa (Jamily Mariano), 11, mas seu “senhor”, o fazendeiro Souza Velho (Roberto Pirillo) só concede a liberdade à Guilhermina. 

Em meio a este acontecimento, o maior líder religioso islâmico em Salvador, Pacífico Licutan (André Ramiro), é preso pela polícia local. 

O caso provocou ira nos malês e um grupo deles se reuniu e decidiu convocar todos os homens muçulmanos para uma jihad (guerra santa muçulmana) no último dia do Hamadã (Nono mês do calendário islâmico lunar, considerado por eles como o mais sagrado, durante o qual praticam o jejum em busca da aproximação com Deus).  Compraram armas e foram em busca da liberdade dos Malês. Apavorada, Guilhermina vê no motim a única possibilidade de liberdade para sua filha.

Elenco: Shirley Cruz (Guilhermina), Raphael Logam (Victório), Alan Rocha (Domingos); Gabriela Luz (Sabina), Rodrigo dos Santos (Ahuna), Sérgio Ricardo Loureiro (Calafate), Licínio Januário (Adila), Orlando Caldeira (Capataz), Felipe Dutra (Varella), Higor Campagnaro (Guarda), Ricardo Souzedo (Barão de Maragogipe), Lu Vieira (Escrava 2), Afonso Celso Teixeira (Delegado).

Atores convidados: Tatigua Tiburcion (Cida), André Ramiro (Licutan), Zezeh Barbosa (Dona Ludovina) e Roberto Pirillo (Souza Velho).

Crianças: Jamilly Mariano (Teresa), João Pessanhan (Menino do jornal) e Bruna Penteado (Sinhazinha).

Sobre os diretores:

Belisario Franca é cineasta e sócio fundador da Giros Filmes. Dentre seus trabalhos estão séries e filmes premiados, como Além Mar, Melhor Série para TV pela International Documentary Association, de Los Angeles; Estratégia Xavante, Melhor Criação de Arte e Mídia pelo Festival das Nações Unidas; e Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil, vencedor dos prêmios de Melhor Documentário pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e pelo Festival Internacional Black Film de Montreal, ambos em 2017, e exibido em festivais internacionais na Europa, África e América do Norte. Além desses, também dirigiu Amazônia Eterna, exibido em 27 festivais pelo mundo; O Paradoxo da Democracia, selecionado para a 43ª Mostra Internacional de São Paulo 2019, e a série Coleções, exibida pelo SescTV. 

Jeferson De estudou cinema na ECA-USP. Como roteirista e diretor recebeu prêmios com os curtas Distraída para a Morte(2001), Carolina (2003) Narciso Rap(2005). Trabalhou como editor na MTV Brasil. Seu primeiro longa-metragem de estreia, Bróder, teve o roteiro selecionado no Laboratório do Sundance Institute e estreou 2010 no Festival de Berlim. No Brasil, recebeu diversos prêmios, entre eles dois de Melhor Filme. Um na APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e outro no Festival de Gramado, além de diversas indicações na Academia do Cinema Brasileiro. Em 2013, dirigiu a sériePedro e Bianca, ganhadora do Emmy Kids Awards e também o Prix Jeunesse Iberoamericano. Em 2015 estreou o thrillerO Amuleto (Paris Filmes/Downtown). Em 2018, dirigiu a comédia Correndo Atrás(Globofilmes), baseada no livro de Helio de La Peña. No canal Gloob, dirigiu três temporadas da série infanto juvenil Escola de Gênios. Atualmente, dirige a novela Bom Sucesso, na TV Globo.

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Lançamento
Minissérie: REVOLTA DOS MALÊS
Total: 5 capítulos
Duração: 25 minutos cada
Direção: Belisario Franca e Jefferson De
Produtora: Giros Filmes
Classificação indicativa: 10 anos

On Demand
Data: todos os episódios a partir de 19/11, terça
Em: sesctv.org.br

No SescTV
Capítulo 1
Estreia: 23/11, sábado, às 20h30
Reapresentações: 24/11, domingo, às 15h30; 25/11, segunda, às 22h30; 26/11, terça, às 17h; 27/11, quarta, à 0h30; 29/11, sexta, às 4h e às 19h; e 30/11, sábado, às 20h30. 
Também em sesctv.org.br/aovivo

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: