quinta-feira, 21 de novembro de 2019

"É nos momentos de crise que aparecem as oportunidades”, reflete o poeta Bráulio Bessa no CBTD 2019.


 
Poeta cearense foi o responsável pela plenária de abertura da edição 2019 do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento e narrou sua história e missão de disseminar a cultura literária e poética nordestina para todo o mundo.
 
poeta Bráulio Bessa, conhecido por suas participações no programa "Encontro com Fátima Bernardes", abriu no dia, 20 de novembro, o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento com reflexões sobre persistência e o amor. Durante quase toda a apresentação, ele narrou sua trajetória até o sucesso atual e contou sobre suas grandes "sacadas" ao longo da vida e as personalidades decisivas em sua longa jornada do Ceará para o mundo.


Bráulio contou ao público que, em 2011, suas poesias começaram a alcançar um público cada vez maior. O artista se lançou na internet e atingiu uma marca muito expressiva: somava 40 milhões de visualizações nas redes sociais. Pouco tempo depois veio o convite para participar do "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, onde ele se firmou como grande poeta e também empreendedor social. 
Como palestrante, Bráulio se firmou após várias oportunidades não remuneradas. Entretanto, lembra que em sua primeira palestra paga ficou nítido que o maior “cachê" era o dele. "Era uma oportunidade para quem nunca teve, para sair de uma invisibilidade que me castigou a vida toda e pegar um microfone para falar com 1.500 pessoas sobre cultura brasileira. Oportunidade é algo tão raro e você ainda quer que seja fácil?", diz, provocando risos da plateia. Na verdade, fácil não era muito bem o estado em que se encontrava a vida dele. Na época, Bráulio publicava suas poesias, mas ainda trabalhava como técnico em informática, arrumando computadores em escolas públicas. Mas como ele bem avaliou: "É nos momentos de crise que aparecem as oportunidades".
Outro tema bastante abordado pelo artista foi a realização do seu sonho: escrever um livro. Após contatar 44 editoras para tentar publicar seu trabalho, quarenta delas nem se deram ao trabalho de responder e as outras quatro disseram "não". Mas o cearense não desistiu. Foi persistente ao divulgar o seu amor para o povo brasileiro e hoje conta com dois livros na lista de de best sellers, provando sua teoria: "Quando se enxerga a vida com um olhar poético, tudo fica mais bonito".
Hoje, Bráulio Bessa é um dos artistas com maior potencial de viralização nas redes. Acumula mais de 200 milhões de visualizações só na plataforma Gshow e se mantém firme: "Quero fazer o brasileiro gostar de poesia”. 
O público saiu da primeira plenária do CBTD 2019 emocionado e com a reflexão de que os desafios da vida pessoal e profissional precisam ser vistas como uma oportunidade de recomeçar! 
CBTD 2019 acontece até o dia 22 de novembro, no Pro Magno, em São Paulo (SP) com a participação do ator e produtor cultural Miguel Falabella e do jornalista e apresentador Marcelo Tas.
Sobre o CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
O CTBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento é o maior e mais conceituado evento do mercado de Educação Corporativa da América Latina. Hoje em sua 34ª edição, o CBTD acontece anualmente e reúne os principais especialistas em desenvolvimento humano e organizacional e também as mais importantes empresas do segmento em sua feira de exposições (EXPO CBTD). Desde sua criação, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Nenhum comentário: