sábado, 23 de novembro de 2019



Dia Mundial da Oliveira e uma receita de dar água na boca
O Dia Mundial da Oliveira é celebrado em diversos países em 24  de novembro, que desde 2016 foi instituído por meio do Conselho Oleícola Internacional (COI). Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), aproveita a data para lembrar os benefícios do azeite de oliva para nossa saúde e dar uma deliciosa receita.


Para a presidente da associação Oliva no Brasil, Rita Bassi, vale lembrar o constante trabalho na prevenção das fraudes e fiscalização dos produtos comercializados. "Enquanto entidade, sempre buscamos conscientizar a população sobre a importância do consumo do azeite, levando em consideração sua procedência e monitorando o mercado sobre possíveis fraudes” aponta Rita.
Mundialmente disseminada, uma das propostas da comemoração desta data é a de reforçar os benefícios que uma dieta rica em azeite traz à saúde das pessoas. Diversos estudos realizados comprovam que consumir cerca de duas colheres de sopa diárias de azeite traz algumas vantagens ao corpo humano.
Benefícios à saúde associados ao consumo de azeite de oliva
O azeite de oliva é rico em vitaminas A, D, E e K, o que contribui para a prevenção de doenças e faz dele um poderoso antioxidante e analgésico, além de estar presente na dieta de quem deseja ficar mais forte de forma saudável, já que ele auxilia no ganho de massa muscular por possuir uma alta densidade energética, sendo também um importante aliado na perda de peso.
Outra característica benéfica no consumo do azeite de oliva é no auxílio ao controle de colesterol. Por ser uma fonte gordura insaturada, o azeite de oliva é um forte aliado no combate à problemas cardiovasculares, já que, além de reduzir o nível de colesterol ruim, ele aumenta o colesterol bom (HDL), que ajuda a evitar o infarto do miocárdio.
A ajuda na prevenção de diabetes também é citada em estudos, pois, além de reduzir o colesterol ruim, o azeite de oliva auxilia no controle do nível de glicose e triglicérides no organismo, sendo um importante aliado na prevenção de diabetes. Contém, inclusive, outros elementos (como o ômega-3) que pode inibirem o crescimento de células cancerígenas e o ataque de radicais livres ao DNA, reduzindo possíveis mutações celulares.
Receita para data: Cupcake de azeite e canela
Ingredientes:
1 xícara de (chá) de farinha de trigo com fermento
1 xícara de (chá) de açúcar
½ xícara de (chá) de azeite

1 colher de (sopa) de canela em pó
1 ovo
½ xícara de (chá) de leite
Preparo:
Misturar todos os ingredientes e bater até obter uma massa homogênea. Despeje a massa nas forminhas para cupcakes com cuidado e leve ao forno preaquecido por 30 minutos a 180°C. Depois, é só dar o toque final com açúcar de confeiteiro ou chantilly.

Nenhum comentário: