quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Aplicativo criado pelo IBPT auxilia o consumidor na busca de preços
Citizen reúne as informações por tipo de produto e estabelecimento.

Novembro, 2019 – Acostumado a realizar sempre o mesmo tipo de compra, muitas vezes o consumidor não percebe que o quilo da carne aumentou, ou que a variação de preços de um supermercado para o outro é grande. “Quem costuma comprar o mesmo tipo de produto no mesmo estabelecimento, não repara nesses aumentos em virtude do volume das compras do dia ou do mês, por isso, costuma estranhar quando o valor supera o que estava dentro do planejamento”, afirma o presidente executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.


Para ajudar o consumidor a ficar de olho no seu dinheiro, uma das funções do aplicativo Citizen, criado pelo IBPT, é a consulta de produtos. “Por meio de uma pesquisa simples por produtos já adquiridos, o aplicativo exibe aquele item em todos os estabelecimentos em que o usuário fez a compra e revela as variações de preço apresentadas. Por exemplo, se no supermercado A o quilo do pão é mais caro que no supermercado B, ou se no mês passado o quilo desse mesmo alimento era mais barato e teve uma elevação não percebida”, explica Olenike, que completa: “muitas vezes são coisas que passam despercebidas e que costumam fazer um rombo no bolso do cidadão”.
Ferramenta eficaz
O Citizen é um gerenciador de gastos. Por meio dele, ao escanear as notas fiscais com QR Code, código de barras ou digitando a chave de acesso, o usuário reúne todas as informações sobre o seu perfil de consumo.Despesas que não contemplam nota fiscal, como aluguel, contas de luz e água também podem ser inseridas manualmente no aplicativo.
“Essa é uma maneira de controlar melhor os seus gastos e identificar se há alguma torneira aberta, mesmo porque, o aplicativo fornece a função de exportação de gastos. Ao escolher essa opção, o usuário recebe em seu e-mail uma planilha que contém o CNPJ e o nome do estabelecimento, a chave da nota fiscal, seu valor total, o valor por produto, os tributos incidentes e a categoria na qual aquela despesa está incluída. Ou seja, para os amantes do velho e bom caderno de anotação, não há desculpas para não usar o Citizen, pois com essa funcionalidade, ele agrada até aos mais saudosistas e fica fácil saber em que tipo de produtos o dinheiro está sendo investido em maior quantidade”, diz o presidente executivo do IBPT.
Despesas com um clique
Disponível nas plataformas Android e iOS, diferente de outros aplicativos, o Citizen não coleta informações pessoais, como CPF e nem mesmo endereço ou rendaOutra facilidade do Citizen é que, independente da maneira utilizada para pagar as suas compras (dinheiro, crédito, débito, vale refeição ou alimentação), apenas a nota fiscal é necessária para alimentar o seu aplicativo, sem precisar ficar monitorando diversas ferramentas de controle de gastos. 
De interface simples, ao fazer a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, o cidadão consegue separar por categorias os itens adquiridos e, ao longo do tempo de uso, o aplicativo delineia o seu perfil consumidor e a sua inflação pessoal. Por meio do Citizen, que disponibiliza gráficos de leitura simples e intuitiva, é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.
Sobre o IBPT
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos socio tecnológicos tem ampla utilização, como o Impostômetro, De Olho No Imposto, Lupa Nas Compras Públicas E Empresômetro.
Mais informações podem ser obtidas pelo site:  http://www.ibpt.org.br ou pelo telefone (41) 2117-7300.

Nenhum comentário: