quinta-feira, 14 de novembro de 2019


A escravidão no Brasil é abordada em documentário inédito
Filme sobre abolição da escravidão estreia no Dia Nacional da Consciência Negra
 
Em novembro, mês em que completa 7 anos, o Canal Curta! apresenta uma programação especial, destacando produções que debatem questões raciais e o passado escravocrata brasileiro. Entre elas, o documentário inédito “A Última Abolição”, de Alice Gomez, que estreia no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

O Brasil foi o último país ocidental a decretar o fim da escravidão, e o filme aborda justamente o período que culminou na abolição: a ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras nesse contexto e as discussões que permeavam a elite da época. Embasado pelo depoimento de estudiosos sobre o tema, como os professores Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB), o documentário também explora as consequências da Lei Áurea, logo após sua assinatura e na contemporaneidade brasileira. “A Última Abolição” é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quarta do Cinema, dia 20/11, às 22h30.


Yamandu Costa protagoniza episódio inédito da série 'O Milagre de Santa Luzia'
Em sua segunda temporada no canal, a série “O Milagre de Santa Luzia” continua sua pesquisa sobre a cultura popular brasileira. A cada episódio, um artista entra em foco e, nesta semana, é a vez de Yamandu Costa. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, o violonista mostra sua casa no bairro de Botafogo, e conta que por ali passaram grandes músicos como Guerra-Peixe, Turíbio Santos e os irmãos Assad, fato que ele desconhecia quando comprou o imóvel.
Ele lembra sua infância em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, numa família musical: seus pais tinham uma banda e organizavam saraus em casa. O casal também tinha o costume de receber músicos estrangeiros, sendo um deles o argentino Lucio Yanel, que exerceu grande influência sobre Yamandu em seus anos de formação. A série “O Milagre de Santa Luzia” é uma produção da Miração Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual, e dirigida por Sergio RoizenblitEpisódio inédito na Segunda da Música, 18/11, às 20h30.

Segunda da Música – 18/11
20h30 – “O Milagre de Santa Luzia” Cultura Popular - Temporada 2
Violonista e compositor nascido em Passo Fundo, em 1980, Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés.  Diretores: Sergio Roizenblit. Duração: 25 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de novembro, terça, às 0h30 e às 14h30; 20 de novembro, quarta, às 8h30; 24 de novembro, domingo, às 15h35.
Terça das Artes – 19/11
22h30 – "Francisco Brennand”
Francisco Brennand é pintor, desenhista, escultor e ceramista. Desde 1971, vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. O filme narra sua trajetória a partir do diário escrito pelo artista, onde ele reescreve sua vida há mais de 60 anos.  Diretora: Mariana Brennand Fortes. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de novembro, quarta-feira, às 2h30 e 16h30; 21 de novembro, quinta-feira, às 10h30; 23 de novembro, sábado, às 20h50; 24 de novembro, domingo, às 11h50
Quarta de Cinema – 20/11
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os filmes “Liberdade” e “Os olhos de Cecília”
Liberdade
Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade, em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa há muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso no aeroporto. Diretor: Pedro Nishi. Duração: 25min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de novembro, quinta-feira, às 00h; 22 de novembro, sexta-feira, às 08h; 24 de novembro, domingo, às 1h25.
Os olhos de Cecília
Há alguns dias longe da escola, Cecília, uma menina de 8 anos que enxerga apenas com um dos olhos, decide voltar. Diretor: Victor Hugo Fiuza. Duração: 19 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de novembro, quinta-feira, às 00h28; 22 de novembro, sexta-feira, às 08h28; 24 de novembro, domingo, às 1h55.
22h30 - "A Última Abolição”
O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário “A Última Abolição” aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras na resistência, as discussões da elite do país no período, culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra até os dias de hoje.  Diretor: Alice Gomez Duração: 81 min Classificação: Livre. Horários de exibição: 20 de novembro, quarta-feira, às 22h30m; 21 de novembro, quinta-feira, às 2h30 e às 16h30; 22 de novembro, sexta-feira, às 10h30; 23 de novembro, sexta-feira, às 13h20; 24 de novembro, sábado às 22h25.
Quinta do Pensamento – 21/11
20h  “Imortais da Academia” (Série) - Episódio “Cadeira 37: Poesia e pólvora”
Este episódio da série Imortais da Academia é, ao mesmo tempo, lírico e potencialmente explosivo. Reúne alguns dos principais nomes da poesia brasileira – Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Ivan Junqueira – lado a lado com figuras que colecionaram simpatizantes e opositores: Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand. Entre versos e polêmicas, o episódio passeia pela vida e pela obra dos acadêmicos que emprestaram seus nomes à cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras. Diretor: Belisario Franca. Duração: 26min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de novembro, sexta-feira, às 00h e às 14h; 24 de novembro, domingo, às 16h10; 25 de novembro, segunda-feira, às 8h.
Sexta da Sociedade – 22/11
22h30 “O Muro”
Realizado em meio à maior crise política da história do Brasil, este documentário investiga a polarização que inflamou de forma inédita um país em que a miscigenação e a cordialidade são tidos como mitos fundadores. Na fronteira do documentário, o filme constrói um retrato urgente do Brasil atual. Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 87min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de novembro, sábado, às 02h30 e 14h55; 25 de novembro, segunda-feira, às 00h e 16h30; 26 de novembro, terça-feira, às 10h30..

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: