quinta-feira, 24 de outubro de 2019


Referência feminina na percussão brasileira, Simone Sou é destaque inédito do canal

Documentário do Passagem de Som e show do Instrumental Sesc Brasil com a percussionista vão ao ar em 27 de outubro


Foto: Piu Dip.
Teasers:
Passagem de Som -  https://youtu.be/PrLbI6jwpeM 
Instrumental Sesc Brasil – https://youtu.be/enw3JREBgC0 



O SescTV exibe no dia 27 de outubro,domingo, a partir das 21h, um episódio doPassagem de Som e um show doInstrumental Sesc Brasil com a bateristaSimone Sou. Enquanto Simone fala sobre sua experiência com a cultura indígena no primeiro programa, no espetáculo ela toca repertório autoral repleto de ritmos instrumentais brasileiros. A direção geral das duas produções inéditas é de Max Alvim. (Assista também emsesctv.org.br/aovivo).


No Passagem de Som, a produção acompanha a percussionista e o sanfoneiro holandês Oleg Fateev em uma visita à Casa Cultural Indígena, no bairro Real Parque, em São Paulo, onde são recebidos por Lídia Pankararu e Clarice da Silva, integrantes da liderança indígena. Simone comenta sobre sua ligação com a família Pankararu e as aldeias que já visitou. 

Imersa na cultura e nos ritos do povo, a percussionista expõe suas experiências e visões dos modos de vida ancestrais presentes nas texturas, cores e cheiros das festas e rituais. Um exemplo utilizado por ela são os aspectos místicos dos Praiás, figuras masculinas que usam adereços feitos de fibras pintadas a mão, produzindo sons e assobios que os conectam e intensificam suas relações com os espíritos das florestas descritos como entidades elevadas. Além disso, a musicista destaca uma outra leitura de tempo e espaço, falando sobre como a natureza norteia os homens.

O amigo e músico Oleg Fateev também mergulhou nesse universo e vivenciou a intensidade dessa relação que traz inúmeros elementos inspirados nesses laços e que ampliou sua compreensão da cultura Pankararu. Tais experiências resultaram em um repertório inédito e autoral com Simone Sou gravado na Holanda que acabaram se tornando faixas do disco S.O.S Bras Beat.

No começo de sua trajetória musical, Simone Sou fez parcerias com nomes como Itamar Assumpção, Chico César, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, e a banda Orquídeas do Brasil. Em 2005 integrou o Projeto CRU, voltado ao instrumental, e então lançou o primeiro disco chamadoSim One Sou, em 2010. O trabalho mais recente, S.O.S Bras Sou, foi gravado na Holanda em 2016 e lançado no Brasil em 2018. O processo criativo se desdobra em músicas compostas na Europa e outras já finalizadas no Brasil. 

Em sequência, no Instrumental Sesc Brasil, Simone Sou se apresenta na bateria e percussão com Gustavo Souza; Oleg Fateev no acordeão; Bocato no trombone; Ricardo Zohyo no baixo elétrico e Marcelo Monteiro no saxofone e na flauta. O repertório autoral mescla ritmos instrumentais brasileiros, jazz e ‘’som artesanal’’.

Gravado no Sesc Consolação em 2018, o show tem repertório autoral de Simone Sou e conta com as músicas Tambor,RajadaS.O.SJardim dos Tempos Kleine Zon.

Sobre o SescTV: 
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
Serviço:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil
Simone Sou
Estreia: 27/10, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 28/10, segunda, a partir das 16h30; 29/10, terça, a partir das 9h30; 30/10, quarta, a partir das 11h; 31/10, quinta, a partir das 13h; 2/11, sábado, a partir das 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: