sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O riso como forma de autoconhecimento é tema de episódio inédito da série Filosofia Pop
A filósofa Marcia Tiburi recebe o psicanalista e professor Daniel Kupermann e a palhaça Tatá Oliveira para falarem sobre o assunto, no dia 28/10, no SescTV
Foto: Saliva Shots.
Episódio O Riso Contemporâneo na íntegra:  











Uma manifestação que vai além da demonstração de felicidade, o riso é visto por muitos especialistas como sendo um estimulante para o sistema imunológico e contagiante. O episódio Riso Contemporâneo, de Filosofia Pop, discute o tema com a filósofa e escritora Marcia Tiburi, apresentadora da série, e os convidados Daniel Kupermann, psicanalista e professor, e Tatá Oliveira, palhaça. Com direção de Esmir Filho, a produção inédita vai ao no dia 28/10, segunda, às 23h, no SescTV e tem participação do (Assista também emsesctv.org.br/ao vivo). 

https://sesctv.org.br/programas-e-series/filosofiapop/?mediaId=dd21f258612322b7a77b3494de8b07c8


Daniel comenta que quem não ri é porque tem muita certeza das coisas, tanto do entendimento filosófico como do psicanalítico. “O riso talvez tenha essa importância do ponto de vista da saúde psíquica. Rir de si mesmo é a gente suportar a nossa imperfeição”, explica o professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP. Ele acredita que um trabalho de autoconhecimento, como a psicanálise, leva ao riso e a diminuição da paranoia. 

Mas será que se aprende a rir? A palhaça Tatá Oliveira revela que é possível encontrar o caminho para fazer o outro rir. “Mas, é muita escuta, muito estudo e conhecimento de estar disposto a estar com o outro”, afirma. Os convidados debatem sobre as crianças da atualidade, que sofrem com as exigências de desempenho precoce, principalmente as de classes sociais mais elevadas, passando boa parte de suas vidas ocupadas com computadores, balé e outras coisas, não tendo tempo para brincar e, consequentemente, rir.  

Palhaça do grupo Circo di SóLadies, Tatá expõe que o desafio do grupo hoje é pensar sobre como encontrar o riso em cena que faça o púbico rir e, ao mesmo tempo, questione sobre os acontecimentos da atualidade. Segundo ela, a companhia inclui a mulher em seus trabalhos, mas sem utilizar os estereótipos usados pela sociedade. “Eu não vou ficar falando do peso, do cabelo. A gente tenta fugir disto e às vezes é muito difícil porque já é tão enraizado socialmente”, esclarece. 

Marcia questiona sobre as pessoas rirem conforme um jogo pré-estabelecido e autoritário na sociedade. Daniel Kupermann diz que fazer humor politicamente correto demais é arriscado já que produzir o riso é sempre um gesto agressivo. “Não existe um riso abstrato que vai ser totalmente adequado, que eventualmente não vai ferir alguém que está no público”, pondera. 

O episódio trata, ainda, da capitalização das figuras patéticas e do uso do riso como arma para atacar o ser humano e despertar o ódio, muitas vezes utilizado para fins políticos.

Filosofia Pop foi gravada em diferentes unidades do Sesc em São Paulo, e o episódio O Riso Contemporâneo tem a unidade Santo André, na região metropolitana de São Paulo, como pano de fundo. A série convida pensadores contemporâneos, de áreas diversas, para debaterem, entre si e com o público, temas distintos que dialogam com a filosofia e a vida cotidiana. Além dos convidados, cada episódio tem participação da plateia com perguntas. 

Sobre a série:
Realizada pelo SescTV, Filosofia Pop é uma idealização de Marcia Tiburi e Esmir Filho e estreou no canal em 2015, com 13 episódios de uma hora cada, tratando de assuntos como Deus; ética; pedofilia, drogas; mulher, poder e biopoder. Em 30 de setembro deste ano, a série ganhou outros 13, que abordam os temas prazer e trabalho; riso contemporâneo; morte e finitude; sexo e gênero; arte e política, natureza; velhice; loucura; dispositivos e vida; liberdade e encarceramento, dentre outros. Todos os 26 episódios já estão disponíveis para serem assistidos on demand, em alta definição e na íntegra, gratuitamente, emsesctv.org.br.

Todos os participantes dos novos episódios:
Ailton Krenak, líder indígena e escritor; Anna Muylaert, cineasta; Ladislau Dowbor, economista e professor; Christine Greiner, professora de artes do corpo; Gorete Milagres e Mariano Mattos Martins, atoresLinn da Quebrada, atriz, cantora e ativista; Gaudêncio Fidelis, historiador e curador de arte; Débora Diniz, antropóloga; Manoel Ricardo de Lima, escritor;Benjamin Seroussicurador e gestor cultural; Vagner Marques, historiador e mestre em ciências da religião;  Roberta Estrela D’Alva, atriz e cantora; Jerá Guarani, professora e líder indígena;  Marcelo Pelizzolli, filósofo;  Daniel Kupermann,psicanalista; Tatá Oliveira, palhaça; Joice Berth, arquiteta e urbanista; Amara Moira; escritora e doutora em literatura; Dríade Aguiar, mídia ativista; Rosana Hermanne,  escritora, roteirista e apresentadora de TV; Ricardo Antunes Najara Lima Costa, sociólogos; Denilson Lopes, professor e pesquisador; Dina Alves e Márcia Rocha, advogadas. 

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Novos episódios
Série: FILOSOFIA POP

Episódio: Riso Contemporâneo
Estreia: 27/10, segunda, às 23h
Reapresentações: 29/10, terça, às 11h; 30/10, quarta, às 21h; 31/10, quinta, às 10h; 1/11, sexta, às 19h30; 2/11, sábado, às 21h; e 3/11, domingo, às 19h.
Duração: 60 min.
Classificação indicativa: Livre
Apresentação: Marcia Tiburi
Direção: Esmir Filho
Idealização: Marcia Tiburi e Esmir Filho
Produtora: Claraluz Filmes e Saliva Shots
Realização: SescTV 

On Demand
Todos os 26 episódios estão disponíveis emsesctv.org.br

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: