segunda-feira, 28 de outubro de 2019

#novidades



Quem quer dinheiro? Livro mostra como os maiores apresentadores de TV construíram grandes carreiras empresariais
De todos os talentos que um canal de TV possui, os apresentadores ocupam posição de destaque. A partir do carisma que possuem e da credibilidade que constroem ao longo do tempo, eles formam uma conexão com a audiência que não se compara àquela estabelecida por outros tipos de figura pública. Mais que entreter, é preciso convencer espectadores a permanecerem ligados neles, a pensarem como eles e a comprarem aquilo que eles recomendam. O campo desses profissionais é imenso, o que se traduz em elevadíssimos níveis de popularidade e de ganhos financeiros. São, de longe, os mais bem pagos da televisão. Não raro, ganham muito mais que seus próprios chefes.


Parte de todo esse dinheiro é investido pelos apresentadores na abertura dos mais diferentes tipos de empresa – de agências de propaganda a indústrias, por exemplo. Assim, podem ampliar suas fortunas, fortalecer suas posições nos canais em que atuam – intermediando a vinda de anunciantes ou se transformando em patrocinadores dos seus próprios programas – e garantir uma vida mais rendosa e ativa depois que deixarem os palcos.
Esse é o ponto de partida para as histórias contadas em Comunicadores S. A. (Matrix Editora), que mostra a vida de oito dos maiores comunicadores de todos os tempos, enfatizando os momentos e as decisões que fizeram essas figuras tornarem-se bem-sucedidas – tanto do ponto de vista artístico quanto comercial. Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos são reunidos em um texto leve e objetivo, que narra sucessos e fracassos e a visão empreendedora de cada um deles.
Mas para empreender, dinheiro só não basta. Há de se ter vocação e espírito de liderança. E um apresentador deve, antes de tudo, ser um líder tanto da plateia que o acompanha quanto da equipe que trabalha ao seu redor. Há de ter também uma poderosa rede de contatos, algo que é muito facilitado pela exposição no vídeo.
A partir dos casos apresentados, é possível observar os fatores que permitiram a essas figuras construírem carreiras cujo saldo, principalmente no aspecto financeiro, é indiscutivelmente positivo.
O livro traz informações importantes e curiosas como:
- Ana Maria Braga pesquisou rãs para aumentar o consumo dessa carne no Brasil;
- Gugu vendeu suco de banana na Europa;
- A história de superação como a de Ratinho, que, de menino pobre, tornou-se um grande empresário.
O livro traz ainda a inédita reprodução de dois documentos que constam nos arquivos do SNI: o contrato de Silvio Santos com a TV Globo e uma carta que o apresentador enviou em 1971 ao ministro das Comunicações do então presidente Médici defendendo a permanência do seu programa no ar. A obra revela que setores das Forças Armadas viam Silvio e sua maratona dominical como subversivos.

O autor
Fernando Morgado é professor, consultor, palestrante e escritor nas áreas de marketing, inteligência de mercado e comunicação. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller Silvio Santos: a trajetória do mito e Blota Jr.: a elegância no ar, ambos editados pela Matrix. Professor da FACHA e da ESPM. Professor convidado de diversas instituições como Universidad Autónoma Metropolitana do México, PUC–Rio e SERT–SC. Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS. Membro da Academy of  Television Arts & Sciences, entidade realizadora do Emmy, maior premiação da TV mundial. Trabalhou como consultor para a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão e para a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná e como parecerista para a Band. Atuou na área de inteligência de mercado e no planejamento estratégico das rádios do grupo Globo. Mestre em Gestão da Economia Criativa, especialista em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM.

Sobre a Matrix Editora
Matrix Editora possui 650 títulos publicados e faz dez novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Biografia da Televisão Brasileira, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Comunicadores S.A. – Como os maiores apresentadores de TV do Brasil tornaram-se máquinas de negócios.
192 páginas
R$ 42,00.

Nenhum comentário: