segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Musica.

Laika Não Morreu! conta a impactante história da cadela enviada ao Espaço em videoclipe ilustrado


Ilustrações são do premiado artista britânico Nick Abadzis


Laika Não Morreu! lançou no ultimo (11) o clipe da faixa que dá nome à banda. “Laika” não é só um nome diferente. A história por trás é marcante, intensa e inesquecível aos olhos daqueles que lutam pelo direito dos animais.


Foi em uma corrida espacial contra os Estados Unidos que os soviéticos queriam testar a viabilidade do ser vivo. Nessa missão, treinaram a cadela Laika e a enviaram à bordo do satélite Sputnik 2, no dia 3 de novembro de 1957.
A questão é que Laika, prometida a cumprir sua missão em sete dias, não resistiu ao primeiro dia e faleceu por conta da alta temperatura no local.
“Toda a história do experimento comove e causa reflexão. O fato de ter sido uma cadela, uma fêmea a ir ao espaço pela primeira vez, torna tudo ainda mais emblemático e, de certa forma, inspirador. Vale lembrar que Laika foi a escolhida, entre tantos outros cachorros, por ser a mais dócil, mas também por ser a mais forte e resistente. É impossível não ver similaridades entre essa história e os dias de hoje, onde muitas mulheres ainda sofrem com vulnerabilidade, desigualdade, abusos, e até morte, que são causadas, majoritariamente por relacionamentos abusivos. Onde nos vemos numa relação totalmente desequilibrada, de objetificação, posse e interesse”, declara Gi Lira, vocalista da banda.
“Toda essa reflexão nos mostra muita coisa. Apesar de desbancar essa história de sexo frágil (que obviamente é uma falácia), nossa força e resistência de nada valem sem o respeito e a igualdade entre todos. Homens, mulheres, bichos, natureza, etc. Porque a real é que a gente está cansada de ter que ser forte e de ter que resistir há tanto tempo”, conclui.
É com essa história que a banda paulistana, liderada pela própria Gisele Lira (The Voice Brasil 2018), traz um videoclipe em animação, com ilustrações assinadas pelo britânico Nick Abadzis – escritor e artista de história em quadrinhos.
“A história e o legado de Laika tornaram-se uma espécie de conto ou mito popular, o que não é surpreendente, pois ela foi a primeira terrestre em órbita ao redor do planeta. Como tal, ela representa todos nós. Inspirados em meu premiado romance em HQ, LAIKA, usando a tecnologia da animação, a banda Laika Não Morreu! criou uma nova visão desse mito - uma música totalmente nova e um vídeo maravilhoso”, comenta Nick.
“Laika Não Morreu! é minha nova banda favorita, por razões óbvias - e espero que e seja de vocês também! Laika não é um mito - ela é uma lenda a ser valorizada e essa música faz justiça a ela. Ouça e seja transportado”, completa.
Diferente da vida real, o clipe dá à Laika um final feliz ao lado da vocalista, sentadas juntas olhando para o Espaço, em um momento íntimo de reflexão e amor ao próximo, canção que faz parte do álbum “Estado Plasma”, lançado recentemente.

Nenhum comentário: