segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Literatura Atual

Amor sem limites: mãe lança livros infantis para falar de adoção
MC Gonha e outras histórias, projeto da escritora e mãe por adoção Maria Fernanda Bruni Daldon será lançado no dia 1º de novembro na Livraria da Vila, em Curitiba
A milenar lenda da cegonha que carrega os bebês para entregar aos pais ganhou um novo significado por meio das palavras da escritora Maria Fernanda Bruni Daldon, que há oito anos se tornou mãe por adoção. "MC Gonha e outras histórias" é uma trilogia inédita de contos infantis que fala sobre esse tema de forma amorosa, criativa e lúdica, respeitando a capacidade de compreensão das crianças, público-alvo dos livros. A série apresenta "MC Gonha e o Menino Biscoito", "Vô Jerônimo disse SIM" e “Toda criança, todo brinquedo”, todos inspirados nas vivências de Maria Fernanda após a chegada de seu filho. 
“Quando meu filho nasceu em minha vida, também renasci, desta vez como mãe e escritora. A ideia do primeiro livro do projeto aconteceu durante a viagem para buscá-lo em sua cidade de origem, quando me dei conta que seria mãe e que precisava contar para o meu filho da forma mais amorosa possível a história de sua chegada”, conta Maria Fernanda. 
A escolha da cegonha para falar de adoção não foi à toa, uma vez que é a simbologia perfeita da maternidade que vem pelas asas da vida, captando o que realmente importa: o nascimento da relação mãe/pai e filhos e seu poder de transformação. A trilogia busca desmitificar a adoção, desconstruindo preconceitos e mostrando o quão acessível é estabelecer vínculos afetivos. “Adotar é um gesto de amor ao alcance de todos. Amar é um atributo de todos os seres humanos e precisamos aprender, como sociedade, que podemos levar o amor adiante e transformar a nossa vida e de milhões de crianças que buscam uma família”, explica. 


Para o lançamento do livro será realizada uma palestra com a autora, Maria Fernanda; a escritora, crítica literária e doutora em Literatura Comparada pela UERJ, Lúcia Facco; e a psicóloga especializada em adoção, organizadora do Grupo de Pós-Adoção Florescer e escritora de importantes obras sobre o tema, Renata Pauliv Casanova.
Contrapartida social 
A série integra o projeto MC Gonha e outras histórias, realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e com incentivo da Serra Verde Express. A trilogia conta com ilustrações de Alessandra Tozi, que aprofundam o clima de magia das três histórias por meio de técnicas de guache e lápis de cor, e direção de arte de Luciana Dettmer. 
O projeto prevê a distribuição gratuita de alguns exemplares da série para centros culturais, escolas e entidades ligadas à causa da adoção, como a Angaad (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção). Após o lançamento, as versões digitais dos três livros estarão disponíveis para download gratuito na plataforma coisainventada.com.br/mcgonha. A partir de março de 2020, também serão disponibilizados nesta plataforma os arquivos de áudio das obras, com narração da atriz Regina Vogue.

Serviço:
Lançamento da série MC Gonha e palestra
Local: Livraria da Vila - Pátio Batel – Avenida do Batel, nº 1868 – Loja 314 piso L3.
Quando: 1 de novembro às 19h
Preço sugerido: R$ 15
 

Nenhum comentário: