quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Literatura Atual.

  - Amiga de Juventude -  Alice Munro


Duração do áudio 2'13''


TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


Histórias sobre a vida comum e as relações entre pessoas com diferentes tipos de intimidade. Todas contadas de uma maneira falsamente despretensiosa que se embrenha na complexidade dos sentimentos envolvidos em cada uma das situações apresentadas por Alice Munro em seu livro de contos “Amiga de Juventude”. Em todos os contos é possível perceber uma constante alternância narrativa como se a pessoa que descreve as histórias em certos momentos estivesse dando um testemunho pessoal e em outros estivesse contando um acontecimento que nada tem a ver com ela, tudo no mesmo texto. 

Ao longo de sua carreira, a escritora canadense Alice Munro foi premiada diversas vezes, mas o reconhecimento máximo veio com o Nobel de Literatura em 2013. Por falar em Canadá, quase todos os contos deste livro se passam em cidades de sua terra natal ou são personagens originários de lá. Além disso, as mulheres são sempre a personagem principal nas histórias, seja com seus pontos de vista sobre o cotidiano, sobre os homens, sobre sentimentos ou com o enredo girando ao redor de suas vidas.

Em Amiga de Juventude, os temas abordados por Alice Munro estão sempre ligados a reflexões sentimentais, mas não de forma melodramática. São assuntos pertinentes a qualquer pessoa, como paixão, traição e autodescoberta. Tudo relacionado ao passado das protagonistas - nem sempre agradável, porém marcante ao ponto de influenciar toda a vida até o momento atual em que as histórias se passam. Com uma linguagem simples e bem trabalhada, a escritora mostra acontecimentos sob diferentes perspectivas, no caso, diferentes mulheres que resgatam detalhes mundanos para estabelecer uma conexão com outras vidas




Por Janary Damacena

Nenhum comentário: