quarta-feira, 2 de outubro de 2019

#Grammy .

Jair Oliveira sobre nominação ao Grammy Latino: recompensa a oito anos de autoconhecimento.

 
Distribuído em abril deste ano pela agregadora Ditto Music, Selfie concorre à categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
 
O reconhecimento pelos últimos intensos oito anos dedicados ao autoconhecimento. É o sentimento que o cantor, compositor e produtor musical Jair Oliveira expressa ao ser nominado pela segunda vez ao Grammy Latino. Distribuído  em abril deste ano pela agregadora Ditto Music, Selfie é um dos cincos trabalhos que concorrem à categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa na principal premiação da indústria musical da América Latina.

 
“O disco traduz a minha busca pela luz interior, atitude esta que estimulo às pessoas a fazerem o mesmo. O autonhecimento, seja meu ou dos outros, é verdadeiro prêmio para mim. Cantar com algum propósito certamente é o grande troféu para os demais concorrentes da categoria, diga-se, artistas com trabalhos tão singulares. A indicação sinaliza que meu esforço pessoal nesses oitos anos intensos de baseados na reflexão valeram a pena. Agora, é esperar o resultado”, afirma Jair.
 
Da ausência deixada pelo pai falecido em 2014, Jair Rodrigues, à visão otimista dos super heróis. O oitavo trabalho autoral  de Jair Oliveira, e também o mais íntimo da carreira de acordo com ele, reúne 13 faixas que se conectam entre si, como num roteiro cinematográfico. Selfie captura metáfora do seu criador de fotografar a si mesmo como forma se projetar a luz interior nas pessoas. “Costumamos contemplar a luzes externas, mas não olhamos a nossa claridade interior que tende a ficar trancafiada e escondida”, justifica Jair o conceito do trabalho.
 
A primeira faixa, ‘Seres Incríveis’, chama atenção para o cotidiano comum das pessoas, inclusive da sua personagem inspiradora, a atriz Morena Baccarin. ‘Vida Divina’, composta para o projeto Músicas para Sempre, relata momentos marcantes da vida de uma portadora de Alzheimer. A faixa é embasada em estudos que comprovam o poder da música em retardar sintomas da doença neurodegenerativa.
 
Gravado no Flux Studios em Nova Iorque, Selfie é  também o primeiro trabalho  no formato de coprodução de Jair Oliveira. O guitarrista Rogério Leão é quem assina os arranjos musicais e a produção em parceria com o cantor. O estilo do álbum transita entre a MPB e a sonoridade urbana de Nova Iorque, com participações de músicos de várias cidades do mundo radicados nos EUA, incluindo o ganhador do Grammy Latino Marcelo Woloski, percussionista da banda Snarky Puppy. 
 
A primeira indicação ao Grammy Latino foi em 2009 com o disco infantil Grandes Pequeninos, cujos vocais são divididos com a esposa Tânia Khalill e as duas filhas pequenas do casal, Isabela e Laura Oliveira. O projeto aborda situações comuns da educação infantil vividos pelos pais famosos. Além de álbum, Grandes Pequeninos foi transformado em projeto multiplataforma, com peça teatral, programa para internet e TV por assinatura. Atualmente, Jair Oliveira produz o terceiro volume do disco de Grandes Pequeninos.

Nenhum comentário: