sexta-feira, 11 de outubro de 2019


Especialista em nutrição ensina receitas saudáveis para ter um Dia das Crianças doce e nutritivo.


Gabi Lodewijks ensina receitas simples, nutritivas e saborosas para fazer a alegria das crianças no 12 de Outubro


Dia 12 de Outubro em todo o Brasil é comemorado o Dia das Crianças. Nessa data, além de brincadeiras e presentes, é comum que através da culinária, em especial de receitas mais doces e alimentos açucarados, não apenas crianças aproveitem o dia, mas adultos voltem no tempo, se divertindo com seus filhos, sobrinhos e netos. 



A coach nutricional Gabi Lodewijks revela que a data também pode ser uma oportunidade para apresentar aos pequenos novos sabores, texturas e alimentos, saborosos mas nutritivos: “É muito importante que desde cedo as crianças tenham contato com diferentes tipos de alimentos, sabores, texturas e formas de preparo. Quanto mais opções você oferecer ao seu filho maior será o leque de alimentos que ele vai gostar, tornando-se um adulto de fácil adaptação a qualquer ambiente onde vá comer algo, digamos um adulto “ sem frescura”, aumentando a ingestão de micro e macronutrientes”. 


Como melhorar a alimentação dos seus filhos?

Gabi Lodewijks dá algumas dicas para ao longo de todo o ano manter seus filhos saudáveis através da nutrição: 

1- Ofereça alimentos mais puros possíveis, sem adição de açúcar, como muitos pais fazem por exemplo no abacate, em sucos de frutas etc. Deixe-os experimentar o alimento puro mesmo, desde bebê.

2- Deixar as crianças ajudarem na cozinha também é muito importante para o desenvolvimento delas. O contato com os alimentos, para aprender de onde eles vêm, ajuda a tomarem melhores escolhas alimentares enquanto adultos e fortalece a relação pais e filhos, além de poder ser um momento de muita diversão e quem sabe ate criarem juntos um caderno de receitas da família. 

3- Evite usar a comida como recompensa para algo de bom que eles fizeram. Dessa forma você estará contribuindo para que na fase adulta não utilizem do mesmo método como recompensa, gerando uma certa dependência da comida como única forma de se premiarem. 


Receitas doces e saudáveis para o Dia das Crianças

A coach nutricional elaborou algumas receitas que serão sucesso no Dia das Crianças, e que além de saborosas, são saudáveis e bastante nutritivas. Confira:


Panqueca de banana com aveia

Ingredientes

1 banana
2 ovos
1 colher de aveia

Preparo:

Bater tudo no mixer / liquidificador e depois assar em fogo baixo em uma frigideira antiaderente.


Benefícios: 

A banana e uma das frutas queridinhas das crianças por seu sabor adocicado, maciez, textura e por ser de fácil digestão, podendo ser consumida como batida com leite, assada como sobremesa, sorvete de banana e ate panqueca.
A banana e uma fruta muito nutritiva que fornece muita energia e é riquíssima em acido fólico, potássio, cálcio, fibras e Vitamina B6. Baixo teor de gordura.

A aveia é também um alimento muito nutritivo sendo uma ótima fonte de fibras, rico em cálcio, Vitaminas B1, B2, B3, ferro, magnésio, proteínas e carboidratos. Além de ajudar no controle da glicose no sangue, as fibras contidas na aveia são ótimas para a regulação do intestino. Fazer um mingau de aveia morninho para crianças menores. Eles vão amar.



Sorvete de banana com espinafre

Ingredientes:

1 banana congelada
1 mão de espinafre

Preparo: 

Congele uma banana e depois bata a mesma com espinafre fresco (1 māo de espinafre).


Benefícios do espinafre:
Tanto o espinafre quanto outros vegetais de folhas escuras não pode faltar para as crianças. Ele é rico em Vitamina B9, acido fólico, rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino.


Suco de cenoura 

Ingredientes:

2 cenouras descascadas

1 copo de água

Preparo:

Bata 2 cenouras descascadas com 1 copo de água e sirva com cubinhos de gelo.

Benefícios cenoura:
Rica em vitamina A, Vitamina do complexo B, cálcio, potássio, fósforo e o tão falado betacaroteno, que é ótimo para os olhos e pele. As crianças adoram papinha, purê e suco de cenoura.


Docinho de tâmara 

Ingredientes:

5 tâmaras 
100gr de nozes
1 col. chá de canela
2 col. de aveia

Preparo:

Corte as tâmaras e retire o caroço.
Coloque as tâmaras, nozes e a canela em um mixer ou liquidificador.
Retire a massa do mixer e amasse-a colocando a aveia no meio formando bolinhas. Se quiser pode enrolar as bolinhos com côco fresco ralado.

Benefícios:

Esse docinho contem açúcares naturais das tâmaras que são ótimas substitutas do açúcar refinado alem de conterem fibras, potássio, ferro, enxofre e fibras. As nozes são ricas em proteínas e gorduras essenciais e muitas vitaminas. Em combinação com a canela e a aveia, se torna um super alimento por colaborarem para  o bom desenvolvimento do cérebro, memória e proteção de células cerebrais.

Nenhum comentário: