quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Discos-fantasmas de Bee Gees, Beatles e Peninha serão investigados em série de TV sobre bastidores da indústria musical
 
Assunto é tema do 4º episódio de ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1, às 22h30, pelo canal por assinatura Music Box Brazil.

 
 
Outubro de 2019 – Os covers musicais ganharam fôlego no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. De Bee Gees e Beatles a Peninha e trilhas de novelas: esses são casos de obras originais vítimas do “gato por lebre”. As réplicas eram reproduzidas em “discos-fantasmas”, gravados por músicos desconhecidos ainda hoje, sob encomenda de varejistas, pelo potencial de vendas. O assunto é tema do quarto episódio da série ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1, às 22h30, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil.
 
Os discos que se passavam por outros trabalhos de sucesso supriam a limitação financeira da indústria brasileira em produzir trabalhos originais com cantores e bandas populares, compatíveis com a demanda de vendas da época. “Gravadoras pequenas não tinham esses artistas no repertório. Se não podiam ter Bee Gees, elas gravavam as músicas deles com coro, outros arranjos e faziam pot-pourri. Dava muito certo”, explica o produtor Carlinho Borba Gato em entrevista à série.
 
Intérprete consagrado da música popular brasileira, Gilliard é também mestre da imitação. Ele é considerado um dos principais cantores contratados pelas gravadoras para simular vozes. “Fiz de tudo. Peninha, José Augusto, Fernando Mendes, Perla, Adriana, Diana e Odair. É muita gente”, revela o artista da década de 1970 à série. Ele ainda brinca: “ Agora eu estou contando. Aquele cara lá não é o original, sou eu”, referindo-se a voz imitadora da obra de mais de 20 intérpretes brasileiros.
 
O quarto episódio da série fará uma visita a sebos e colecionadores para revelar os “discos-fantasmas”. Outro personagem explorado é a Brasidisc, um dos selos musicais mais atuantes em coletâneas de covers do Brasil. O portfólio da gravadora inclui até canções para relaxamento de cães. “Foi a primeira a ser fundada para atender os atacadistas. Eles criavam o produto próprio e você divulgava no próprio atacado ou loja”, esclarece Marcelo Zan, que trabalhou com direitos autorais na Brasidic no final da década de 1980.
 
A série de TV ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ é baseada no livro ‘Pavões Misteriosos’ (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.  
 
SERVIÇO
4º episódio ‘História Secreta do Pop Brasileiro’
Quando: 01/11, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral e roteiro: André Barcinski
Reprises: sábados, às 10h30; domingos, às 18h30; e terças-feiras, às 13h30.
Classificação indicativa: Livre
 
SOBRE MUSIC BOX BRAZIL
 
O canal Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além do BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.
 

Nenhum comentário: