segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A REVOLUÇÃO DA COMIDA: STARTUPS LIDERAM CORRIDA POR INOVAÇÃO




Cynthia Antonaccio, empreendedora, especialista em inovação e marketing e idealizadora do BHB - Builing Healthier Brands
Estimativas apontam que dos 7,6 bilhões de pessoas no mundo (projetada para atingir 9,8 bilhões em 2050), cerca de 815 milhões passam fome diariamente, enquanto 2 bilhões estão com sobrepeso ou obesas, elevando os custos da saúde. Especialistas alertam que, embora nosso sistema alimentar produza comida suficiente para alimentar o planeta hoje ou em 2050, não conseguirá erradicar a fome, pois ou o alimento está no lugar errado ou é desperdiçado. Pelo menos, 1/3 do alimento produzido no mundo é desperdiçado.



Sem grandes mudanças no consumo de alimentos, a questão da fome se tornará uma das principais ameaças à segurança nacional e à saúde humana. Este cenário, vem estimulando, a indústria, profissionais do setor, pesquisas e, especialmente startups, a procurar novas formas de produção e promover uma verdadeira revolução alimentar. Dia 1 de novembro, em São Paulo, este público estará reunido para discutir as tendências e inovações do setor de alimentos e bebidas durante o BHB (Building Healthier Brands) FOOD. 
Baseado no know-how e vasta experiência no mercado de alimentos e bebidas da Equilibrium Latam, o BHB se tornou um dos principais eventos de inovação do país com a missão de tirar o mercado de alimentos e bebidas da zona de conforto, estimulando o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para a construção de marcas mais saudáveis.
Dados do instituto de pesquisas internacionais Euromonitor apontam que o mercado de alimentação saudável já é um dos que mais cresce no mundo, movimentando cerca de US$ 35 bilhões por ano. A previsão é que em 2019 o setor cresça ainda mais, alcançando R$ 110 milhões. O Brasil segue a tendência global, estando no quarto lugar no ranking mundial com crescimento de quase 60% de 2012 a 2017.
Parte deste movimento de crescimento tem sido estimulado pelas startups de alimentos e bebidas. Com isso, grandes marcas globais de olho nesse movimento, estão investindo em pesquisas para soluções e parcerias que os auxiliem em seus desafios de inovação.
Hambúrgueres feitos sem uma vaca à vista, peixe criado no deserto, robôs colhendo frutas parece distante? Não está, os cientistas também estão trabalhando nestas e outras inovações - desde edição genética de culturas e carne cultivada em laboratório, até sensores em drones e tratores - que poderiam ajudar a reiniciar o sistema alimentar mundial e mudar fundamentalmente como a comida é cultivada, distribuída e consumida.
Cases de todo o mundo serão apresentados no evento, que também vai discutir questões de ética, uso da tecnologia e iniciativas que já surgem para facilitar o acesso a este universo cada vez mais natural e saudável, como permitir que o consumidor de uma área urbana tenha  sua própria horta à distância, acompanhando a evolução em tempo real online e ainda receber os alimentos frescos e orgânicos em casa.
O BHB FOOD é uma iniciativa da Equilibrium Latam, agência especializada em Health Marketing e inovação, está em sua 9ª edição e será realizado no dia 1/11, no Cubo Itaú, com o tema central A Revolução da Comida. 
As inscrições para o BHB já estão disponíveis e podem ser feitas pelo site:
https://equilibriumlatam.com/bhb/

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