sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A bailarina e coreógrafa Marcia Haydée é tema de documentário
Filme sobre a bailarina Marcia Haydée traz depoimentos de Deborah Colker e Ana Botafogo
 
“Eu digo que eu nasci para dançar”, afirma Marcia Haydée em documentário sobre a sua trajetória, dirigido por Daniela Kallmann, que chega à programação do canal Curta!. "Marcia Haydée" traz a história de vida da artista dentro e fora dos palcos. Ilustrada com muitas imagens raras, a narrativa é conduzida pela própria biografada, hoje com 82 anos, e por entrevistas com colegas e grandes nomes da dança. Nascida em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Marcia dirige, desde 2004, o Ballet de Santiago, no Chile.
https://twitter.com/canalcurta
Deborah Colker a chama de "um vulcão" e "pura transgressão".  Ana Botafogo destaca que o encontro de Marcia com o coreógrafo sul-africano John Cranko "transformou a história da dança no mundo". Foi um namorado cubano quem a levou para o Ballet de Stuttgart, onde Cranko se deslumbrou com sua técnica e sua presença de palco e a convidou para ser primeira bailarina – posto que ocupou por 13 anos.
Marcia se tornou uma estrela instantaneamente, dançando em espetáculos como “Romeu e Julieta”, “Eugène Oneguin” e “A Megera Domada”, e compondo parcerias com grandes nomes do balé como Richard Cragun, Mikhail Baryshnikov, Jorge Donn e Rudolf Nureyev. Todas essas etapas são revividas pelo filme da Indiana Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Assim, fotos e vídeos raros compõem uma trajetória de vida que acaba por se confundir com a história do balé no século XX. A exibição é na Terça das Artes, 29/10, às 22:30h.

Nenhum comentário: