domingo, 1 de setembro de 2019

Tesla Quartet e Ricardo Castro apresentam concerto inédito no canal.
Schumann, Villa-Lobos e Marcus Goddard

Foto: André Peniche.

Parceria entre o quarteto e o pianista brasileiro traz repertório de grandes compositores como Schumann, Villa-Lobos e Marcus Goddard

Foto: André Peniche.
Teaserhttps://youtu.be/MUla-e9feWU 


Realizada durante a terceira edição do Festival Sesc de Música de Câmara, em novembro de 2018, o espetáculo do grupo nova-iorquino Tesla Quartet com o pianista brasileiro Ricardo Castro será exibido pelo SescTV em 7 de setembrosábado, às 19h. Com direção para TV de Daniela Cucchiarelli, o concerto também pode ser assistido em sesctv.org.br/avivo. Durante o festival, que tem como proposta unir artistas nacionais e estrangeiros em torno da música, aconteceram ao todo 34 concertos, divididos entre as unidades do Sesc São Paulo na capital e no interior.

O quarteto de cordas Tesla Quartet, formado em 2008, na escola Juilliard, em Nova York, funciona há cinco anos com a configuração atual, composta por Ross Snyder e Michelle Lie, nos violinos, Edwin Kaplan, na viola, e Serafim Smigelskiy, no violoncelo. Eles se apresentam com Castro, fundador do importante projeto de educação musical na Bahia, o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.

Smigelskiy comenta que a diversidade no grupo é uma marca extremamente valiosa. Ele nascido na Rússia e Lie na Coreia do Sul, enquanto Snyder e Kaplan são dos Estados Unidos. ‘’É incrível como nossas diferentes perspectivas da vida e da música se juntam nessa combinação. Nós sempre fomos fascinados pelas experiências uns dos outros e pelas diferenças culturais. E é sempre interessante aprendermos uns com os outros sobre nossas culturas’’, diz o violoncelista. ‘’E falando na linguagem universal que é a música, claro que ela também nos ajuda a sentirmo-nos muito conectados, embora tenhamos crescido em partes diferentes do mundo’’, complementa.

Já Ricardo Castro elogia o quarteto e comenta ter achado interessante a seleção das músicas feita por eles, uma vez que engloba, além de um compositor canadense, um musicista brasileiro. Castro também fala sobre o repertório e a importância da peça Quinteto para Piano e Quarteto de Cordas Op. 44, de Robert Schumann, que, por sua vez, abriu as portas para outros compositores, como Johannes Brahms e César Franck.

O concerto traz obras de Schumann, Villa-Lobos e do contemporâneo Marcus Goddard. No repertório: Allaqi, de Marcus Goddard; Quarteto de Cordas n.17Allegro non TropoLentoAllegro VivaceAllegro Vivace com Fuoco, e Intervalo, todas estas de Heitor Villa-Lobos; Quinteto para Piano e Quarteto de Cordas Op. 44Allegro BrillanteScherzo: Moito Vivace, e Allegro ma non Troppo, estas de Robert Schumann.

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


Serviço:

Festival Música de Câmara

Tesla Quartet e Ricardo Castro
Estreia: 7/9, sábado, às 19h.
Reapresentações:  8/9, domingo, às 23h; 11/9, quarta, às 20h; 13/9, sexta, às 18h. 
Classificação indicativa: Livre
Direção para TV: Daniela Cucchiarelli
Produção: Recheio Digital

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: