segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Photo.


EDITORA TIMO LANÇA LIVRO NASCER, DE LELA BELTRÃO, DURANTE SIAPARTO.


São mais de 200 fotos coloridas e preto e branco de uma das fotógrafas mais importantes quando o assunto é trabalho de parto. Lançamento acontece dia 5 de setembro, em São Paulo

Em 2013, a fotógrafa Lela Beltrão teve sua primeira filha. Ali nasceu não só a mãe, mas também um novo caminho profissional: ela passou a dedicar-se à fotografia de parto humanizado. De lá para cá, já expôs seu trabalho no Salão de Arte


 cxContemporânea, no Carrossel Du Louvre, em Paris, em 2016, e lançou o livro “Parto Humanizado: um olhar artístico sobre o poder feminino, com fotografias e relatos de parto”. Agora Lela prepara-se para lançar mais uma obra. Dessa vez, o livro Nascer, pela editora Timo, com fotografias de 50 partos feitos por ela. O lançamento acontece dia 5 de setembro, às 18h, durante o Siaparto – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, que acontece de 5 a 8 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). A editora Timo estará com um estande no evento onde serão vendidos seus livros.

Lela Beltrão tornou-se um dos nomes mais importantes no Brasil quando o assunto é fotografia de trabalho de parto. Ao longo dos anos, foi reunindo imagens de mais de 50 nascimentos, sendo 10% cesárea. Dos partos normais, alguns foram naturais e outros com anestesia. Alguns domiciliares, outros hospitalares e em casa de parto. Em comum, todos foram acompanhados por equipes de parto humanizado, no qual a mulher é a protagonista do seu processo e, portanto, respeitada. “O livro Nascer nasceu com essa intenção de mostrar a importância da mulher como principal personagem desse momento e as consequências positivas que um parto vivenciado com respeito podem ter na vida de um bebê e de toda a família”, explica a fotógrafa. A obra reúne mais de 200 fotos coloridas e preto e branco.

Selecionar as fotos não foi tarefa fácil. O que norteou a escolha, segundo a fotógrafa, foi, além da estética e tecnicamente boas, a similaridade entre as imagens. Além das belas imagens, a publicação contará com breves reflexões de profissionais reconhecidamente importantes que trabalham, apoiam e ajudam a amplificar o discurso de que a mulher deve ser protagonista de seus trabalho de parto, como Ana Cristina Duarte, obstetriz e educadora perinatal; Naoli Vinaver, parteira certificada; Carlos González, Doutor em pediatria e autor de vários livros sobre educação, alimentação e saúde infantil – muitos deles lançados pela editora Timo no Brasil; Alexandre Coimbra Correa, psicólogo, terapeuta familiar, de casais e grupos; Daniela Leal, Doutora em Psicologia; entre outros.

O livro Nascer estará disponível para venda no estande da editora Timo e também no site www.editoratimo.com.br.

LANÇAMENTO

SERVIÇO:
Livro: Nascer
Fotografias: Lela Beltrão
Quando: 5 de setembro
Horário: 18h
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca – durante o Siaparto


MAIS LIVROS DA EDITORA TIMO
Vários livros também estarão disponíveis para venda no estande da editora. Conheça um pouco mais das obras:

UM PRESENTE PARA A VIDA TODA – CARLOS GONZÁLEZ
Um bebê que tem a oportunidade de mamar o leite materno recebe um presente para a vida toda! O livro Um presente para a vida toda é um texto reconhecido no mundo materno como uma das “bíblias da amamentação”. Seu conteúdo é informativo, mas sua linguagem é clara e acessível. O dr. González é um autor experiente, um pesquisador obstinado e um pediatra que se coloca no lugar do bebê, nos oferecendo um ponto de vista preciso, mas amoroso e pouco intervencionista.

BÉSAME MUCHO: COMO CRIAR SEUS FILHOS COM AMOR – CARLOS GONZÁLEZ
 “A orientação de um livro ou de um profissional raramente é explícita. A orelha do livro deveria dizer claramente: “Este livro parte do princípio de que as crianças precisam da nossa atenção”. Ou então: “Neste livro supomos que as crianças nos fazem de bobos na primeira oportunidade”. O mesmo deveria fazer os pediatras e psicólogos na primeira consulta. Assim, as pessoas seriam conscientes das diferentes orientações e poderiam comparar e escolher o livro ou o profissional que se adapte melhor às suas próprias crenças.” Com uma narrativa leve e deliciosa, o pediatra espanhol Carlos González deixa claro os propósitos do seu livro: uma educação dos filhos com base no amor, no respeito e na liberdade.


BABY-LED WEANING: O DESMAME GUIADO PELO BEBÊ – GILL RAPLEY E TRACEY MURKETT
 “Weaning” é a transição gradual que um bebê faz até deixar de se alimentar exclusivamente de leite materno, um processo que pode levar anos. O livro “BLW: o desmame guiado pelo bebê” é sobre o início desse processo de desmame, desde o primeiro pedaço de comida sólida que o bebê ingere, que não substituem o leite materno (ou a fórmula láctea infantil), mas fazem com que a dieta fique gradualmente mais diversificada. Na maioria das famílias, o desmame é guiado pelos pais, que decidem quando e como seus bebês deverão comer. A ideia do BLW é permitir que o bebê guie todo o processo, usando seus instintos e habilidades: em vez de papinhas, são oferecidos legumes, frutas e outros alimentos sólidos em pedaços para que ele próprio os pegue com as mãos e coma de maneira autônoma, abrindo um mundo de boas possibilidades para seu desenvolvimento. Entre os benefícios estão o desenvolvimento da capacidade de mastigação do bebê, de sua destreza manual e da coordenação entre as mãos e os olhos.

Nenhum comentário: