quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Palestras Gratuitas



Einstein promove palestras gratuitas para profissionais de saúde em Curitiba.

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e a Universidade Positivo realizam, no dia 10 de setembro, o II Workshop de Profissões da Saúde, no câmpus sede - Ecoville da Universidade Positivo, em Curitiba. Ao todo, são três palestras com temas voltados ao desenvolvimento e evolução da carreira dos profissionais da área da saúde.
O valor da experiência do paciente é o tema da palestra magna, ministrada pela coordenadora do Serviço de Psicologia e Experiência do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Merzel Kernkraut, e pela docente da disciplina de Psiquiatria da Universidade Positivo, Tatiane Heep Bertozzi. 
A programação inclui, ainda, duas palestras simultâneas, com os seguintes temas: geração de valor em Saúde e atuação do dentista ao paciente em cuidados paliativos.  Destinado a profissionais graduados, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 15h do dia 10 de setembro pelo site up.edu.br/workshop-einstein.



 




Debate em Curitiba aborda mudanças no Brasil
após dois anos de reforma trabalhista


 
Evento gratuito para empresários traz debate entre o juiz Marlos Melek, pai da reforma trabalhista, e o advogado trabalhista Sérgio Rocha Pombo.

 
Um debate entre o juiz Marlos Melek, considerado o pai da reforma trabalhista, e o advogado trabalhista e professor Sérgio Rocha Pombo, abordará as principais mudanças no país e o impacto no cenário empresarial após dois anos da reforma trabalhista. O evento será mediado pelo leiloeiro público Helcio Kronberg e ocorre no dia 16/09, às 18h, no hotel Grand Rayon (Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro). As inscrições devem ser feitas pelo email redacao@talkcomunicacao.com.br. As vagas são limitadas. O evento é realizado pela Faculdade Panamericana de Administração e Direito (Fapad). Acadêmicos do curso de Direito receberão certificado de quatro horas para atividades complementares.


De acordo com o mediador do evento, Helcio Kronberg, mesmo depois de dois anos, a reforma trabalhista ainda gera muitos questionamentos. "A mudança trouxe aspectos positivos aos empresários e funcionários, corrigiu algumas distorções e consolidou um maior entendimento ao que ainda não estava tão claro para os tribunais. Mesmo assim, alguns detalhes ainda são nebulosos, especialmente para os empresários. Fazer um balanço, para entender o que houve desde 2017, é essencial para compreender a importância da reforma para o Brasil", diz.

A palestra também abordará a questão das audiências de arbitragem. Com a reforma trabalhista, passou a ser permitida a resolução de conflitos entre empregados e empregadores por meio da arbitragem. Em contratações CLT, a forma ocorre apenas com a cláusula compromissória prevista em contrato e pedida antes da existência de litígio. Curitiba foi a precursora dessa mudança, com a criação da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista (Canatra) em dezembro de 2018.

Em vigor desde novembro de 2017, a nova lei trabalhista mudou a dinâmica das empresas e a vida de advogados trabalhistas. Com 54 artigos alterados, 9 revogados e 43 criados, a reforma modificou cerca de 10% da legislação trabalhista – que desde a sua criação, em 1943, já sofreu uma série de adaptações.

Desde que foi sancionada, a nova lei levou à diminuição na quantidade de processos apresentados à Justiça do Trabalho. O motivo, segundo Kronberg, é que agora as pessoas correm o risco de ter de pagar custas e honorários se perderem a ação.

Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que a quantidade de novos casos teve um pico em novembro de 2017 (quase 290 mil ações) e, depois, caiu. De forma geral, os novos casos somavam mais de 200 mil por mês até a reforma entrar em vigor, chegando a superar 250 mil em alguns meses. Depois, os números não atingiram esse patamar em nenhum mês.

Nova reforma?

O governo Jair Bolsonaro criou um grupo de trabalho com ministros, desembargadores e juízes para propor nova rodada de mudanças nas leis trabalhistas. A iniciativa é da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. O órgão integra o Ministério da Economia, de Paulo Guedes. O objetivo é que membros do Judiciário auxiliem nos estudos de medidas na área de direito do trabalho e segurança jurídica, para que a proposta final tenho o menor volume possível de brechas para questionamentos legais. O governo já fez propostas para alterar normas de segurança e saúde no trabalho e promover uma desburocratização. Também busca ampliar mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que passou por revisão durante o governo Michel Temer.

Serviço
Debate “Reforma Trabalhista, dois anos de vigência: o que mudou?”
Quando: 16/09
Onde: hotel Grand Rayon (Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro)
Horário: a partir das 18h
Inscrições: redacao@talkcomunicacao.com.br
Investimento: gratuito

Sobre Helcio Kronberg
Leiloeiro público oficial com 20 anos de experiência na área. É autor do livro “Leilões Judiciais e Extrajudiciais” lançado pela Editora Hemus. É autor de vários livros e docente, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Para mais informações basta acessar: www.hkleiloes.com.br.

Nenhum comentário: