sexta-feira, 27 de setembro de 2019



O guitarrista Pete Townshend em performance com The Who
 
Série “Álbuns Clássicos” conta a história do quinto disco da banda The Who
Sucessor do aclamado disco de ópera-rock “Tommy”, o álbum “Who’s Next”, lançado em 1971, confirmou a popularidade da banda inglesa The Who e seu lugar no panteão do rock. Esse disco, que originalmente seria uma nova ópera-rock intitulada “Lifehouse”, é tema de mais um episódio da série “Álbuns Clássicos”, exibida pelo Curta!. Quinto disco do grupo, “Who’s next” é constantemente lembrado por seus arranjos inovadores, destacados em faixas como “Baba O’Riley”. Escrita pelo guitarrista Pete Townshend, essa canção, que inicia o álbum, tornou-se uma das favoritas dos fãs da banda, sendo o auge de seus shows até hoje. A série é dirigida por Bob Smeaton e o episódio sobre The Who e o álbum “Who’s Next” conta com materiais de arquivo e entrevistas recentes com os membros da banda, além de profissionais que se envolveram diretamente na história do grupo e na produção do disco, como o jornalista Dave Marsh e o produtor Glyn Johns.  O episódio estreia na Segunda da Música, 30/09, às 23h.
 
Nélida Piñon protagoniza episódio inédito de “Imortais da Academia”
A vida e a obra da escritora Nélida Piñon, atual ocupante da cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras, dão o tom do novo episódio da série “Imortais da Academia”, exibida exclusivamente pelo Curta!. A relação íntima e sentimental com a língua portuguesa é o que a aproxima de outros dois antigos ocupantes da mesma cadeira, os filólogos Aurélio Buarque de Holanda e Heráclito Graça. O episódio faz uma verdadeira viagem na história do Brasil, baseando-se nesses três grandes acadêmicos brasileiros, que se engajaram nos estudos da nossa língua e, consequentemente, de nós mesmos. A série, dirigida por Belisario Franca, é uma produção da Giros viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Quinta do Pensamento, 03/10, às 20h.

 
Segunda da Música – 30/09
23h – "Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio “The Who - Who´s Next”
"Who´s Next" é visto por muitos como o maior testamento do talento de composição de Pete Townshend e do poder musical de The Who. Quando o álbum foi lançado em 1971, ele chegou ao primeiro lugar na parada de álbuns britânicos e permaneceu no Top 50 por mais de três meses. Diretor: Bob Smeaton. Duração: 50 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 01 de outubro, terça-feira, às 03h e às 17h; 02 de outubro, quarta-feira, às 11h; 05 de outubro, sábado, às 8h30; 06 de outubro, domingo, às 16h45.
 
Terça das Artes – 01/10
22h – "Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Rosângela”.
O episódio acompanha a montagem de uma exposição da fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó na Galeria Vermelho, em São Paulo. A diretora Carolina Sá e sua equipe registram os dias de montagem que antecederam a exposição até sua abertura ao público. O episódio revela o processo de construção das séries “Nuptias”, “Cerimônia do Adeus”, “Arquivo Universal”, entre outras. Com trilha original do músico Cadu Tenório, o programa faz um recorte da trajetória de Rosângela Rennó e mostra como a artista construiu a montagem dessa exposição numa das galerias mais importantes do país. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de outubro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 03 de outubro, quinta-feira, às 10h; 05 de outubro, sábado, às 20h45; 06 de outubro, domingo, às 11h15.
 
Quarta de Cinema – 02/10
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “Tempo Real”, “Dossiê Rê Bordosa” e “Ruby”.
 
Tempo Real (Ficção)
Quando o Tempo é a única saída... Diretores: Joana Limaverde, Mino Barros Reis. Duração: 12min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 04 de outubro, sexta-feira, às 08h; 05 de outubro, sábado, às 13h25; 06 de outubro, domingo, às 01h.
 
Dossiê Rê Bordosa (Animação)
Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime. Diretor: Cesar Cabral. Duração:16min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 03 de outubro, quinta-feira, às 00h15 e às 14h15; 04 de outubro, sexta-feira, às 08h15; 05 de outubro, sábado, às 13h40; 06 de outubro, domingo, às 01h15 e às 01h35.
 
Ruby (Documentário)
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia. Diretores: Guilherme Soster, Jorge Loureiro, Luciano Scherer. Duração: 17min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de outubro, quinta-feira, às 00h35 e às 14h35; 04 de outubro, sexta-feira, às 08h35; 05 de outubro, sábado, às 14h.
 
 
Quinta do Pensamento – 03/10
20h – “Imortais da Academia” (Série) - Episódio “Cadeira 30: O mistério extraordinário da palavra”
O episódio conta a história da 30º cadeira da Academia Brasileira de Letras, com destaque para vida e obra de três acadêmicos amantes das palavras: Nélida Piñon, Heráclito Graça e Aurélio Buarque de Holanda. Diretor: Belisario Franca. Duração: 26min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de outubro, sexta-feira, às 00h e às 14h; 06 de outubro, domingo, às 16h10; 07 de outubro, segunda-feira, às 08h.
 
Sexta da Sociedade – 04/10
21h – “Guerras do Brasil” (Série) – Episódio “A Guerra do Paraguai”.
Entenda o maior conflito armado da América do Sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela Argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a guerra. No mais sangrento conflito do Hemisfério Sul, nasce o acordo da Tríplice Aliança, que unia Brasil, Argentina e Uruguai. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 26min. Classificação:12 anos. Horários alternativos: 05 de outubro, sábado, às 01h; 07 de outubro, segunda-feira, às 15h; 08 de outubro, terça-feira, às 09h.
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta,https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br

Nenhum comentário: