quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Gastronomia da Hora.

Estabelecimentos se adaptam e oferecem opções para o público vegetariano e vegano

Vegetarianos e veganos se contam aos milhões. Esse novo público faz com que o mercado de nicho cresça em passos largos e traz novas oportunidades de negócio. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, cerca de 14% (30 milhões) da população brasileira se declara vegetariana, ou seja, que não consome carne animal. Nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, esse percentual sobe para 16%. Há apenas cinco anos, a porcentagem de vegetarianos brasileiros estava em 9%.
Dos 30 milhões de vegetarianos, 7 milhões são veganos, ou seja, que não consomem carne e couro e não utilizam produtos de origem animal. As vendas de comidas veganas cresceram 10 vezes mais do que o mercado total de alimentos em 12 meses (até junho de 2018), em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento também pôde ser percebido em relação aos restaurantes - o número de estabelecimentos veganos e vegetarianos aumentou, com opções inovadoras de cardápios.
No Palladium Shopping Center de Curitiba existem mais de 15 operações na Praça de Gastronomia que oferecem opções para este público. Desde fast foods até pratos feitos, podem ser encontrados preparos veganos e vegetarianos, como pizzas, risotos, saladas, burritos, hambúrgueres e tapioca. O Burger King, por exemplo, rede mundial de fast food presente no shopping, oferece o hambúrguer vegetariano feito de batata e champignon, recheado com shimeji, shitake e queijo.
https://palladiumcuritiba.com.br/




La Vaca Steakhouse inaugura no Alto da XV .


Dia 27 de setembro, Curitiba ganha um novo endereço no roteiro gastronômico para os apaixonados pelas carnes. Inaugura no Alto da Rua XV de Novembro (Rua Schiller, 988), o La Vaca Steakhouse. A proposta parte de um conceito 100% local. Desde os proprietários, o chef, o artista que assina o painel e os produtos da boutique, a preferência é pela produção local. 



 A casa foi projetada para proporcionar uma experiência democrática em torno do prazer dos assados. Com capacidade para até 82 pessoas em seus espaços internos e no deck, o ambiente contemporâneo contempla uma boutique de carnes e utensílios para churrasco, temperos exclusivos, cutelaria regional, bar de cervejas e drinks e mesas internas e externas, além de um espaço kids.

A ideia de criar um local único para quem gosta do universo da carne nasceu da paixão dos irmãos engenheiros Oscar e Guilherme Gayer. A tradição do churrasco sempre foi o principal agregador da família, amigos e companheiros de trabalho da dupla. Desde as receitas de famílias – caso da marinada da avó que surge revisitada no cardápio do La Vaca -, até os aprendizados regionais como o famoso ‘chancho’ gaúcho que Oscar conheceu em suas experiências no Rio Grande do Sul, o conceito do La Vaca gira em torno dos encantos oferecidos pela carne de qualidade, os mistérios de seus cortes e a magia do fogo e da brasa.

O projeto do arquiteto Giuliano Marchiorato deixa claro quem é o objeto de adoração deste templo: uma escultura em tamanho natural de uma vaca posicionada na fachada e um painel do artista visual Rômulo Lass que conta as origens do churrasco na América do Sul conduzem o cliente até o salão principal, onde de qualquer ponto se vê a parrilla. No cardápio, concebido pelo chef consultor André Pionteke, há carnes de vaca de origem brasileira com garantia de origem e qualidade, além de peixes, aves e vegetais na parrilla. O bar terá cervejas e chopp com destaque para a cervejaria artesanal de Curitiba Maniacs e Brookling de Nova Yorque, drinks e coquetéis com assinatura do bartender Fernando Lisboa, de São Paulo, que assina cartas nacionais importantes.


Serviço:

Inauguração do restaurante La Vaca Steakhouse
Data: 27 de setembro, às 19h30 horas
Local: Rua Schiller, 988, Alto da XV, estacionamento com serviço de valet
OBS: O restaurante já está aberto ao público. De segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h30. À noite, de terça a sábado, das 18h30 às 23 horas.  E aos domingos, das 11h45 às 16h30.
Boutique de Carne: de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30. No domingo, das 9h30 às 16 horas

Nenhum comentário: