sábado, 21 de setembro de 2019








Ação cultural 7 Povos elege hashtag para exposição
A partir desta sexta-feira, dia 20 de setembro, internautas de todo o Brasil poderão participar da ação cultural que vai eleger a hashtag da exposição itinerante 7 Povos: retratos de um território. A mostra, que é uma iniciativa brasileira idealizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), faz parte de um grande projeto de cooperação internacional e será inaugurada em Porto Alegre (RS) no mês de outubro, na Semana do Patrimônio Cultural do Sul, que acontecerá na capital gaúcha.
Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, desde 2015, vêm desenvolvendo o projeto Itinerários Culturais das Missões Jesuíticas Guarani, Moxos e Chiquitos, no âmbito da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL. A proposta é valorizar e promover a diversidade cultural que esses países têm em comum. A realização é do Iphan, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).


A ação
Além de escolher o slogan para a exposição, com a Ação Cultural 7 Povos o Iphan pretende envolver e mobilizar a sociedade com o patrimônio missioneiro jesuítico, incentivando  a relação entre a sociedade e os bens culturais relacionados aos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, e estimulando a apropriação do Patrimônio Cultural Brasileiro pela sociedade. Os interessados em participar devem enviar ao Iphan hashtags relacionadas ao tema da exposição, os Sete Povos das Missões.
As inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 26 de setembro de 2019, horário de Brasília. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, possuir perfil na rede social Facebook e, obrigatoriamente, curtir a página do Iphan. Cada participante pode participar com apenas uma hashtag, que deve ser de autoria exclusiva dos mesmos que as enviarem para o e-mail comunicacao.iphan@gmail.com. No corpo do e-mail deve ter as informações básicas e termo de autorização (modelo simples) como constam no regulamento.

O participante que tiver a hahstag com maior número de curtidas e reações será contemplado com convites para participar de eventos durante a Semana do Patrimônio Cultural do Sul, que acontecerá em outubro, além de publicações do Iphan. O vencedor ainda fará parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Instituto. As hashtags participantes estarão inseridas em formato de fotos que serão disponibilizadas em um álbum na página do Instituto no facebook.
Os prêmios
A ação oferecerá ao autor das hashtag com maior número de curtidas e reações: dois convites para o lançamento da edição 2019 da Revista do Patrimônio, composta por dois volumes; as publicações O Patrimônio Cultural da Imigração em Santa Catarina e O Programa Monumenta – Porto Alegre; dois convites para o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo (no Teatro Dante Barone), dois convites para o lançamento da exposição 7 Povos: Retratos de um Território (no Memorial do Rio Grande do Sul), duas agendas do Iphan 2019, com o tema Patrimônio Cultural da Região Sul.

Cronograma
20 de setembro – Lançamento da ação 7 Povos: retratos de um território
26 de setembro, até às 17h – Encerramento do recebimento das hashtags
27 de setembro a 03 de outubro (até 18h) – Votação na página do Iphan
04 de outubro – Anúncio do Resultado
Modelo de termo de autorização (colar ao corpo do texto enviando por e-mail)
Eu,________, comunico para os devidos fins que autorizo o uso da hashtag que segue nesta mensagem para sua veiculação nas redes sociais do Iphan, no sítio eletrônico do Iphan e outros canais de veiculação gerenciados pelo Instituto. Informo, igualmente, que estou de acordo com os termos definidos para a candidatura à participação na ação cultural 7 Povos, promovida pelo Iphan no segundo semestre de 2019.


www.iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
twitter.com/IphanGovBr
youtube.com/iphangovbr



Nenhum comentário: