quinta-feira, 29 de agosto de 2019

#museu

MON apresenta a mostra “África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder” 


  As peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva.

 
A segunda fase da exposição de arte africana promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), “África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder”, inicia-se no dia 5 de setembro. A mostra, dividida em três módulos, marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo.

 
Neste módulo, que permanecerá até o dia 27 de outubro, o visitante poderá ver bustos e estatuetas de elementos de notória importância na cultura africana, que se contrapõem e se combinam com bonecas de fertilidade, utilizadas também como brinquedos infantis.
 
As obras permitirão um diálogo com a exposição de Ningyos, bonecos integrantes da Coleção Asiática do MON, que também será inaugurada em 19 de setembro, coincidindo o período expositivo de ambas com o Dia das Crianças. 
 
O terceiro módulo da exposição, que acontecerá em novembro e dezembro, apresentará instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano. 
 
Arte africana
A mostra de arte africana está alinhada com o Marco Referencial do Museu, que estabelece diretrizes para constituição do acervo da instituição. “Esse documento orienta a atuação do MON em artes visuais, arquitetura e design, com ênfase em arte paranaense e brasileira, mas também expande a sua missão à formação de acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

 
Todas as peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador de Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.
 
Ele comenta que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a presente exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção não apenas para o presente como para o futuro. “À medida que nós, brasileiros, estudamos esse fenômeno e fruímos dessas manifestações artísticas, nos surpreendemos com o quanto essa África tem em comum conosco”, diz o curador. 
 
Também faz parte da exposição o documentário “African Art – The Market of Masks” (2015), do cineasta suíço Peter Heller, exibido no mesmo local. O filme, rodado na Europa e em alguns países africanos, refere-se ao mercado contemporâneo de arte africana tradicional.
 
Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
 
Serviço:
“África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder”
De 5 de setembro a 27 de outubro
Hall Térreo
 
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná)

Nenhum comentário: