sexta-feira, 30 de agosto de 2019


Museu Mário Fava celebra primeiro ano com nova exposição
Carretera Panamericana.



Um evento comemorativo irá marcar de forma especial o primeiro ano de funcionamento do Museu Mário Fava, localizado na região central de Bariri, interior de São Paulo. Será realizado no sábado, 31 de agosto, às 19 horas, no próprio Museu. Nele, será apresentada oficialmente aexposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”, que surpreende seus visitantes desde o dia 1 de agosto.


A exposição traz painéis com textos explicativos, objetos de época e recursos de áudio e vídeo com entrevistas sobre a fantástica expedição. Aberta ao público, a programação se estende até o mês de dezembro.
Neste primeiro mês mais de 30 grupos de estudantes já passaram pela exposição. Além disso, grande número de visitantes de Bariri, de cidades adjacentes e de outros Estados também conferiu a nova mostra.
O programa educativo segue com uma série de visitas de escolas parceiras, entre elas as municipais Julieta Rago Foloni, Euclydes Moreira da Silva, Angela Prearo Fortunato e Rosa Benatti; as estaduais Idalina Vianna Ferro e Ephigênia Cardoso Machado Fortunato e as particulares Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba) e Max Beny Macena.
Unidades de ensino interessadas em conhecer a exposição, de Bariri ou região - da rede pública ou privada - podem entrar em contato com a equipe do Museu para realizar o agendamento. A entidade oferece a entrada e o transporte gratuitos aos grupos de estudantes. Além disso, todos são contemplados com o Jogo das Américas, um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre esta aventura que uniu as Américas por estradas nunca antes experimentadas.
“A exposição Mário Fava e a Carretera Panamericana resgata uma história impressionante e leva principalmente às crianças o conhecimento dessa aventura realizadora e inspiradora de sonhos”, diz Maurício Tadeu de Andrade, coordenador do projeto educativo do Museu. A previsão, segundo ele, é que 2,5 mil estudantes vivenciem a surpreendente história dos desbravadores Leônidas Borges de Oliveira, Franscisco Lopes da Cruz e o baririense Mário Fava.
Sonho realizado
A exposição retrata de forma interativa a história da aventura que começou em 1928, durou 10 anos, e passou por 15 diferentes países. O ponto alto da visita é poder conhecer o Ford T utilizado na expedição e a estátua de Mario Fava em tamanho real.
O trio percorreu 28 mil quilômetros, percurso que deu origem à atual Carretera Panamericana. Os três jovens saíram do Brasil com destino aos EUA inspirados em um sonho: queriam provar que era possível unir as Américas por uma rodovia.
Boa parte do caminho foi aberta a pás, picaretas e bananas de dinamite. Pelas cidades, os expedicionários eram tratados como visitas ilustres. Nos Estados Unidos, ponto final da expedição, foram recebidos pelo então presidente Franklin Delano Roosevelt, na Casa Branca, e reuniram-se com o lendário Henry Ford, em Detroit.
Serviço:
O Museu fica na rua Tiradentes, 410. Centro. Telefone: (14) 3662-1317
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 9 às 17 horas

Nenhum comentário: