quinta-feira, 8 de agosto de 2019


“Mudos” é a coleção de Ronald Sasson para a MADE
O premiado designer Ronald Sasson sempre busca, em suas criações, trazer elementos que oferecem uma provocação, uma nova consciência para o design. Pautado sempre pela forma que segue a função, máxima associada à arquitetura e ao design moderno do século XX, Ronald agora ousa a inverter a ordem natural da criatividade. Em sua coleção desenvolvida especialmente para o DW e em parceria com a Riva e a Herança Cultural, o designer lança a Coleção Mudos, que será apresentada na MADE durante o DW entre os dias 22 e 25 de agosto.


Sendo a função como característica matriz da criação dos objetos, a forma é consequência da função. Ronald traz a linha Mudos para desconstruir a ordem das coisas. “Todo e qualquer objeto, mesmo os não criados pelo homem, são formados pelo seu design inicial. Pensamos em como trazer conforto, melhor acesso à função, ou até mesmo ‘pintar’ de beleza algo que necessitamos como guia do nosso trabalho. Desta maneira, forma e função são o pontos-chave e imutáveis na relação entre o design e a utilidade”, explica Ronald. “Para a série Mudos, quis pensar o contrário: a função lentamente se desligando até que a forma tomasse conta do objeto por completo. São objetos que não emanam som em respeito à forma”.
São dois modelos que compõem a coleção. O fone de ouvido feito em ouro ou aço inox com imbuia, está acoplado a retratos em uma estrutura de acrílico. “Como o objetivo é sobrepujar a forma que traga uma proximidade com o que seria uma joia, os rostos que dispus junto aos fones remetem a indivíduos ouvindo a música que nunca tocou e fazem um esforço para captar o que eles mesmos pensam estarem ouvindo”, conta Ronald. Já o rádio é uma releitura direta de um modelo típico dos anos de 1960, também em ouro ou aço inox e imbuia, que expressa a forma em seu concreto e literal significado.

Outras ações no DW
Além da série Mudos, Ronald Sasson lança outros diversos produtos em parceria com marcas e exposições. Uma delas é aexposição Brasil Tupi, organizada pela Brazil S/A com curadoria de Lilian Pacce, que convidou 12 designers para o projeto. Ronald desenvolveu uma peça que reinterpreta um dos ícones da cultura brasileira e herança indígena, a rede de dormir. A exposição será no showroom da Florense da Alameda Gabriel Monteiro da Silva.
Sempre buscando trazer a tecnologia, conforto e inovação em suas criações, Ronald coordenou a produção da nova coleção da Tecline, que apresentará linha no EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, em Pinheiros. No mesmo instituto, Ronald vai comandar um talk sobre seu processo criativo, no dia 20.
Pelo segundo ano, Ronald faz participa da nova coleção da Arti, que será lançada na High Design. Ronald convidou diversos profissionais para a linha, como os italianos Francesco Lucchese, Giorgio Bonaguro e Marco Guazzini, e os brasileiros Gustavo Martini, Juliana Vasconcellos, Nicole Tomazi e Rodrigo Ohtake. Alem da curadoria, Ronald criou móveis para esta série.
Ronald ainda está presente na Ditos pelo Espedito, uma exposição que faz a união do design contemporâneo nacional com a arte em couro do mestre piauiense Espedito Seleiro. A poltrona Caymmi de Ronald foi revestida com o trabalho de Espedito e será apresentada no Museu A Casa, em Pinheiros.
O designer ainda estará em um talk em Indaiatuba no evento +Design, junto com o escritório suíço Atelier , no dia 21 de agosto, no evento +Design.

Ronald Sasson – Coleção Mudos com Herança Cultural
MADE – Mercado Arte Design
22 a 24 de agosto
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera

Exposição Brasil Tupi – Brazil S/A e Lilian Pacce
18 a 25 de agosto
Abertura oficial – 18 de agosto – 15h00 às 19h00

Tecline Collection
20 a 23 de agosto

Talk no EBAC
20 de agosto – 19h00

Arti – Coleção 2019 – High Design
21 a 23 de agosto
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Ditos pelo Espedito
Museu A Casa
16 de agosto a 15 de setembro

Talk com Atelier oï - +Design
Indaiatuba
21/08 – 16h00

Nenhum comentário: