sexta-feira, 9 de agosto de 2019


Luis Carlos Barbieri faz homenagem ao baiano Fred Schneiter em espetáculo do Movimento Violão

Episódio inédito traz ainda memórias da trajetória de Barbieri e a essência da música instrumental carioca.



Luis Carlos Barbieri. Foto: Alex Ribeiro.




Conhecido pelo Duo Barbieri e Schneiter, o violonista, concertista e compositor Luis Carlos Barbieri se apresenta na sérieMovimento Violão em 13/8, terça-feira, às20h no SescTV. A direção musical é de Paulo Martelli e a direção para TV é de Flávio N. Rodrigues. (Assista também emsesctv.org.br/aovivo). O show tem pré-estreia online um dia antes, em 12/8,segunda-feira. Para assistir, acessesesctv.org.br. Todos os episódios da nova temporada da série estarão disponíveis gratuitamente no site do canal.



No quinto episódio inédito de Movimento Violão, o violonista carioca Luis Carlos Barbieri relembra sua trajetória e atuação por 14 anos no Duo Barbieri e Schneiter com Fred Schneiter. Eles eram frequentadores das principais salas de concerto do Brasil e de países como México, Portugal e Suíça.  Após quatro CDs gravados e a morte prematura do parceiro, Barbieri passou a ser solista. Ainda nesse episódio, o músico toca obras de autores também cariocas, trazendo a essência desses concertistas, e do baiano Scheneiter – que como uma forma de homenageá-lo, interpretou a última composição do companheiro em 3 movimentos, numa execução intensa que o deixa emocionado. O espetáculo foi realizado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, em 2018, com participação do violonista e diretor musical Paulo Martelli e de Graziela Bortz, docente do Instituto de Artes – Unesp.

Neste episódio da série Movimento Violão, Luis Carlos Barbieri toca composições próprias, de autores também cariocas e do baiano Fred Schneiter. No repertório,Prelúdio Torto nº 1, Prelúdio Torto nº 2 (Luis Carlos Barbieri), Prelúdio nº3 (Vicente Paschoal), Prelúdio nº 1 (Vicente Paschoal), Bonfanti (Roberto Velasco), Toccata (Ricardo Tacushian) e Suíte Sinuosa (Fred Schneiter).

Exibida pelo SescTV desde 2010, a sérieMovimento Violão apresenta concertos com violonistas consagrados e revelações, nacionais e internacionais, com repertórios que vão de releituras da música popular a interpretações inéditas de peças eruditas. Os espetáculos foram gravados em unidades do Sesc São Paulo com curadoria e direção musical do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio Rodrigues.

Os novos episódios da série trazem ainda o violonista argentino que vive em Porto Alegre Eduardo Castañera e o curitibanoFábio Lima.
                           
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:
Novos episódios da série Movimento Violão

Sob Demanda
Toda segunda, um programa inédito disponível em sesctv.org.br

No SescTV
Luis Carlos Barbieri
Estreia: 13 de agosto, terça, às 20h
Reapresentações: 14/8, quarta, às 10h; 16/8, sexta, às 12h; 18/8, domingo, às 12h30; 19/8, segunda, às 14h e às 24h.
Curadoria e direção musical: Paulo Martelli
Direção para TV: Flávio Rodrigues
Produtora: DNArte

Todos os violonistas:
Yamandu Costa
Maria Haro
Daniel Murray
Maurício Marques
Luís Carlos Barbieri
Eduardo Castañera
Fábio Lima

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: