sábado, 31 de agosto de 2019

Exposição

Minas Gerais

Gerdau firma parceria com os renomados designers Olavo Machado Neto e Zanini de Zanine eleva o aço para o universo do design.

As obras produzidas podem ser conferidas na mostra “Revisões Concretas”, a partir deste sábado, 31, no MM Gerdau.

     Muito além do uso na indústria, o aço pode ser também matéria-prima para o design. Apostando nesta versatilidade do material, a Gerdau firmou uma parceria com os renomados designers Olavo Machado Neto e Zanini de Zanine para a produção de peças exclusivas a partir do aço doado pela empresa. Todas as obras, frutos deste trabalho, serão apresentadas ao público na mostra “Revisões Concretas”, que chega ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal neste sábado, 31/08. As peças ficarão expostas até o fim de setembro.


      Para a Gerdau, essa iniciativa provoca uma mudança de pensamento a respeito da utilização do aço. “O aço é um material que está presente em nosso dia a dia, dentro de nossas casas. Suas características possibilitam inúmeras aplicações, por isso, é uma importante matéria-prima para diversos setores como a construção, o agronegócio e a indústria. Pensar em aço no universo do design reafirma sua versatilidade como produto, além de abrir novas possibilidades de negócios”, declara Hermenio Gonçalves, diretor-executivo da usina da Gerdau em Ouro Branco.
     A mostra “Revisões Concretas” reúne obras inéditas: sofá, namoradeira, poltrona, chaise e redário – oriundas do aço - matéria que assume cores e formas expressivas, conteúdo e valor na produção artística brasileira. Para desenvolver cada peça os designers revisitaram o Concretismo, um movimento vanguardista que procurava voltar às formas mais puras. As obras são marcadas pela conexão entre tempo, cultura e tradição, na visão de Olavo e Zanini, que compreendem as diferenças e os pontos em comum entre a arte e o design.
    Nomes fortes no universo do design, Olavo e Zanini já passaram por grandes eventos como a Casa Cor e reúnem importantes premiações. Graduado em Desenho Industrial pela PUC-RJ, Zanini começou a produzir móveis de madeira maciça em séries limitadas ou peças exclusivas, baseando-se no uso pioneiro da madeira, legado de seu pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas. Em 2011, criou o Studio Zanini onde assina produtos para marcas nacionais e internacionais. Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015, além de receber os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Já Olavo Machado é formado em administração de empresas, mas descobriu sua paixão pelo design começando o curso na UEMG e dando continuidade em Milão. Em sua carreira como designer, acumula prêmios nacionais, como o IDEA Brasil, e vem sendo reconhecido desde 2016 com premiações internacionais, como o Iconic Awards Innovative Interiores.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri. 

Serviço:
Mostra Revisões Concretas” - Olavo Machado Neto e Zanini de Zanine
Datas: 31/08 a 30/09

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade
Horário: Terça a domingo, das 12h às 18h, e nas quintas-feiras, das 12 às 22 horas
Entrada franca

Nenhum comentário: