domingo, 11 de agosto de 2019

Estão abertas inscrições para oficinas e master classes das 19ª Goiânia Mostra Curtas.

Cursos fazem parte da Feira de Audiovisual e serão ministrados por profissionais reconhecidos no Brasil e exterior. Festival, que terá também mostra competitiva de filmes, acontece de 8 a 13 de outubro, em Goiânia (GO)

A 19ª Goiânia Mostra Curtas abre nesta terça-feira, 6, as inscrições para oficinas e master classes. Entre os temas, estão estratégias de criação, processos de coprodução internacional, direção de fotografia e de séries de TV. Os interessados podem se inscrever até 17 de setembro pelo sitewww.goianiamostracurtas.com.br. As vagas são limitadas. Após a divulgação dos selecionados, taxa de validação da inscrição é de R$ 30 para oficinas e R$ 20 para master classes.

As oficinas serão ministradas pela diretora de fotografia Heloísa Passos e pelo diretor e roteirista Fernando Coimbra. Estarão à frente das master classes a produtora Rachel Ellis e também o artista e cineasta Gabriel Mascaro. Todos os profissionais têm reconhecimento nos cenários do audiovisual nacional e internacional.


As atividades fazem parte da programação da Feira Audiovisual, que acontece dentro do festival e tem como objetivo fomentar o mercado com profissionalização, incentivo à capacitação e discussões sobre o setor. A programação vai de 9 a 12 de outubro na Vila Cultural Cora Coralina.
“A escolha de convidados foi pensada para que os participantes conheçam e explorem um formato de produção com parcerias dentro e fora do Brasil. São diretores, produtores e cineastas capacitados e especializados, que trabalham tanto em áreas técnicas quanto criativas e buscam parcerias não só em fomentos locais, mas também fora do País”, ressalta a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.
A diretora-geral do festival enfatiza ainda que a internacionalização de filmes, seja nos trabalhos de coprodução ou busca por fomentos internacionais, é também uma saída para o mercado audiovisual. Sendo assim, as oficinas e master classes da Feira Audiovisual reforçam esse entendimento de encontrar meios de viabilizar projetos e produções de forma diferenciada.

Oficinas e Master Classes
Uma das oficinas tem como tema A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento. Ministrada pela diretora de fotografia Heloisa Passos, ela abordará os princípios básicos da direção de fotografia: a luz, o enquadramento e o movimento de câmera. O objetivo é mostrar como pensar a direção de fotografia em todos estágios de um filme de longa-metragem, passando pela leitura do roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção.
Para quem deseja saber mais sobredireção de séries de TV, tem a oficina do diretor e roteirista, Fernando Coimbra. Nela serão discutidos os processos de realização das séries O homem da sua vida(HBO), Narcos (Netflix), Outcast (FOX),Dilema (Netflix) e Terrores Urbanos (Record e Warner Channel), dos quais ele participou da direção; o trabalho de colaboração com os produtores e showrunners; as diferenças na colaboração com atores e equipe técnica em relação a produção de um longa-metragem; e as diferenças entre a produção de séries no Brasil e nos Estados Unidos.
Os produtores e diretores interessados em aprofundar conhecimentos sobre processos e mecanismos de coprodução internacional para cinema poderão participar de master class com a produtora Rachel Ellis. Nele, as discussões vão refletir sobre o porquê realizar um filme em regime de coprodução, compartilhando estratégias para “achar seu coprodutor ideal” e sobre as possiblidades de captação de recursos internacionais. Já a master class Pesquisa e Processo, com artista e cineasta Gabriel Mascaro, discutirá estratégias de realização e o processo criativo a partir de experiências e estudo de caso.

O Festival
De 8 a 13 de outubro, cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e população em geral têm encontro marcado na 19ª Goiânia Mostra Curtas, que ainda contará com a presença de representantes do governo e agência de fomento. No roteiro do festival, além de mostras competitivas e não-competitiva de filmes, há ainda oficinas e master classes, debate, encontro com realizadores e animadores, laboratório de roteiros audiovisuais, painéis e evento de network, eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.
O festival, que acontece no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO), é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

Cronograma
Oficinas:
 - A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento
Ministrante: Heloisa Passos - diretora de fotografia
Data: 9 a 11/10 – 9h às 13h

 - Direção de Séries de TV
Ministrante: Fernando Coimbra - diretor e roteirista
Data: 10 a 12/10 – das 9h às 13h

Master Classes:

- Coprodução Internacional
Ministrante: Rachel Ellis - produtora
Data: 9/10 – 10h às 13h

 - Pesquisa e Processo
Ministrante: Gabriel Mascaro - artista e cineasta
Data: 11/10 – das 14h às 17h


Serviço
19ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para oficinas e masterclasses
Inscrições: 6/8 a 17/9, pelo sitewww.goianiamostracurtas.com.br

Nenhum comentário: