quarta-feira, 31 de julho de 2019



VOLTA ÀS AULAS: COLÉGIO SION CURITIBA É REFERÊNCIA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA MONTESSORI.


O centenário colégio curitibano foi um dos pioneiros em todo o mundo a adotar a filosofia montessoriana em sua proposta pedagógica

Em uma conversa com pais e educadores na atualidade, é cada vez mais comum ouvir referências ao método pedagógico montessoriano. Os pais manifestam crescente interesse em matricular seus filhos, crianças ou jovens, em instituições de ensino que tragam em sua proposta preceitos da educadora italiana Maria Montessori, que concebeu o método no século 20, há mais de 110 anos. E levam também para casa várias diretrizes da filosofia Montessori, além de brinquedos e móveis, como a chamada “caminha Montessori”, inspirados em suas orientações. Considerado um dos pioneiros a adotar a Metodologia Montessori, o Colégio Sion Curitiba atua com esta filosofia há mais de 50 de seus 113 anos de fundação, completados neste mês de junho.



Referência no tema, o Colégio passou a dar cursos  para educadores sobre a Metodologia Montessori. O Curso Montessori de 3-6 Anos, por exemplo, contempla em seu currículo módulos que vão desde a filosofia montessoriana até a direção da instituição de ensino e a famosa aplicação do Método Montessori à matemática. “Ficamos muito contentes em constatar que a pedagogia inspirada em Maria Montessori está se difundindo em todo o mundo. Esta sempre foi uma filosofia vanguardista, e que encontrou seu tempo em convergência com a contemporaneidade”, enfatiza Juliana Pedroso, diretora de comunicação e marketing do Colégio Sion Curitiba e membro do Conselho Diretor do Colégio Sion Curitiba.

PLANOS DE DESENVOLVIMENTO
A Metodologia Montessori é aplicada a partir de planos de desenvolvimento, propostos a cada aluno de forma individualizada, a partir de suas habilidades e pontos a desenvolver. “A educação dentro do método, mesmo em uma turma de crianças ou jovens, se dá de forma personalizada”, explica Juliana Pedroso. “Nosso objetivo é identificar e potencializar a capacidade de cada aluno, ajudando-o também a superar desafios”, enfatiza.

Para que ele desenvolva suas potencialidades de forma plena, o método estimula a autoeducação, em que é motivado a buscar mais conhecimento e informações, além de desenvolver senso de avaliação e opiniões individuais, sobre as disciplinas e temas que está estudando. A responsabilidade e o comprometimento são outros pontos importantes da formação montessoriana, assim como a observação do entorno, o respeito ao próximo e as noções de coletividade e compartilhamento – pontos que estão no centro da educação contemporânea.

Tudo isso é desenvolvido de forma interdisciplinar, combinando áreas de formação de habilidades físicas, humanas e exatas, com base em seis pilares.

PILARES MONTESSORIANOS
  1. Autoeducação: em um ambiente adequado, o aluno pode desenvolver habilidades e conhecimentos diversos.
  2. Educação como ciência: a educação pode evoluir e ser melhorada a partir da observação constante de sua aplicação.
  3. Educação Cósmica: o aluno compreende a si mesmo como parte integrante do universo.
  4. Ambiente Preparado: a criança e o jovem se desenvolvem melhor em ambientes preparados para sua atuação, onde possam agir com independência, naturalidade e liberdade.
  5. Adulto Preparado: um adulto preparado, seja o educador, sejam os pais, confia na criança e no jovem e estimula suas capacidades dando-lhe caminhos e observando como se desenvolvem
  6. Criança Equilibrada: alcançar e manter o equilíbrio natural da criança, respeitando o que Maria Montessori chamou de seu “guia individual”, é um objetivo importante da metodologia montessoriana.

Juliana Pedroso explica que a aplicação do método está sempre em evolução e que a escola traz novidades neste segundo semestre. “Procuramos atuar com uma grade atualizada, em sintonia com o dinâmico mundo digital, e trazemos isso para nossa prática diária. A Sala Interativa InovaSion, que inauguramos há alguns meses, é um exemplo de como alinhar a filosofia montessoriana com as ferramentas contemporâneas”, destaca.

As aulas do Colégio Sion reiniciam neste segundo semestre em 29 de julho.

Colégio bastante procurado por sua filosofia diferenciada e voltada à formação humanista, o Sion Curitiba costuma ter listas de espera para inscrição de novos alunos. Para o primeiro semestre de 2020, o período de matrículas está programado para o mês de outubro.

SOBRE O SION CURITIBA
A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain.  Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 113 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

 --

Serviço:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA
Sedes: Sion Batel e Sion Solitude
Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral
Tel.: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)
Endereço:
Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)
Instagram: @sioncuritiba

FOTO COLÉGIO SION_FILOSOFIA MONTESSORI
Na aplicação do Método Montessori, o aluno é incentivado a desenvolver suas potencialidades, em um modelo de autoeducação com acompanhamento, estímulo e responsabilidade
Crédito foto: Divulgação Sion Curitiba.

Nenhum comentário: