sexta-feira, 5 de julho de 2019

Tecnologia "Drone Delivery" é a nova aposta para uma rotina skin-care mais eficaz
Novo encapsulamento de ativos, inspirado em drones, aumenta a penetração e a biodisponibilidade dos ativos e faz com que ele seja entregue exatamente onde deve agir, sem perder eficácia. Cosmético drone para crescimento capilar é um dos destaques da Consulfarma
Cosmético drone
São Paulo – - Esperamos muito de um dermocosmético, mas com o passar do tempo percebemos que nem sempre ele consegue atingir todas as expectativas. E quem devemos culpar por isso? "Na verdade, a nossa própria pele pode dificultar as coisas, pois ela é composta de uma variedade de diferentes micróbios, bactérias, sebo e proteínas mortas que formam uma grande barreira física. Isso ‘obriga’ os ingredientes ativos, presentes nos cosméticos, a ter um tamanho molecular perfeito para, então, serem suficientemente absorvidos”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, a pele quebra enzimaticamente certos ingredientes tópicos, enquanto a função de barreira da epiderme pode ser um obstáculo que alguns componentes dos cremes não conseguem transpassar”, acrescenta. Mas uma nova tecnologia, chamada entrega de drone, promete reverter esse quadro: promovendo um verdadeiro delivery no alvo.
            Drone delivery é uma nova tecnologia de entrega de um ativo por meio de seu encapsulamento e vetorização.


 “O encapsulamento não é necessariamente novo, mas a inovação é a adição de 'marcadores' baseados em aminoácidos que tornam o encapsulamento mais provável de se ligar a certos tipos de células na pele”, explica. Isso evita que o sistema de encapsulamento “libere” o ativo até chegar à parte da pele onde é necessário. “Com isso, já temos ciência — e caracteristicamente por fruto de pesquisa, estudo e microscopia eletrônica — que aqueles ativos que devem agir, por exemplo, na junção dermoepidérmica (produzindo colágeno 7, que tem função de ancoragem e sustentação mantendo a firmeza) são eficientes, já que há estímulo na área tratada”, completa a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da SBD. “Nada se perde. Por exemplo, um peptídeo desenvolvido para os fibroblastos produtores de colágeno em sua pele permanecerá sem ação até atingir os fibroblastos. Sabemos que esse tipo de célula tem uma certa forma, então é possível projetar esse peptídeo para se conectar perfeitamente a ele”, explica a médica Dra. Paola.
            Outra vantagem da tecnologia de drones é preservar a potência dos ingredientes ativos. "E evita, também, que um peptídeo se una a uma célula inerte e isso interfira no tratamento. Essa tecnologia permite maior especificidade”, diz a dermatologista Dra. Paola. A diretiva primária do encapsulamento é resolver um problema. Com a maioria dos ativos, a tecnologia resolve a questão da entrega; com peptídeos, sua instabilidade; e, com a vitamina A, a minimização da irritação. “O retinol é um ingrediente tão potente, mas causa irritação, especialmente nas doses mais altas, o que significa que as pessoas frequentemente desistem e algumas peles sensíveis realmente não conseguem tolerá-las”, diz. A tecnologia de drones preserva as propriedades antienvelhecimento sem as desvantagens de causar irritação. “Em vez de se abrir na epiderme e causar irritação, a versão encapsulada pode percorrer mais a pele e trabalhar de forma mais profunda”, acrescenta a Dra. Paola.
            É claro que esse tipo de tecnologia é mais específica para tratamentos anti-idade e clareadores. “No caso de ingredientes projetados para hidratar a pele, eles devem atuar em nível superficial, portanto não faz muito sentido esse tipo de entrega”, comenta a dermatologista.
Outra aplicação é a capilar, principalmente tratando a queda. Na 14º edição do Congresso Internacional de Tendências de Beleza da Consulfarma, que acontece no Palácio das Convenções, no Anhembi (SP), de 11 a 13 de julho, a Biotec Dermocosméticos lançará o cosmético drone com esse enfoque. “O cosmético drone para queda capilar tem um sistema avançado de entrega de ativos, garantindo efetividade do tratamento e liberação controlada e específica. Com esse sistema de drone, garantido por lipossomas, a solução traz Pro Lipo Neo, uma tecnologia que aumenta a penetração do Minoxidil (ativo antiqueda) no couro cabeludo e a biodisponibilidade desse ativo, garantindo a entrega diretamente no alvo, como um ‘drone delivery’”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da empresa que fornece ativos para farmácia de manipulação.
Mesmo podendo causar menor irritação, esse tipo de tecnologia deve ser prescrita por dermatologista, que indicará o melhor tratamento para sua pele.
FONTES:
DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/
DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.
BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS: Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar.

Nenhum comentário: