terça-feira, 23 de julho de 2019









Projeto com restos de persianas une sustentabilidade e inclusão social.


Descarte consciente e geração de renda para refugiados e pessoas em vulnerabilidade social





“A ideia inicial era confecção de Ecobags para destinar parte da renda para projetos que atuassem na remoção de lixo dos oceanos”, explica Claudia. Mas o projeto foi além, com a criação da Linha ClaritáEco. Desenvolvida pelo designer Rafael Fagundes, uma completa linha upcycling ganha o Brasil. Vale dizer que upcycling não é reciclagem, mas sim, o reuso de material que não teria mais utilidade ou valor comercial, transformando-se em peças lindíssimas. “O nome foi escolhido com base no conceito do resíduo, já que as persianas servem para controlar a luminosidade dos ambientes. Depois de uma pesquisa etimológica, foi escolhida a palavra Claritá que, em latim, remete ao brilho. Foi incluída o sufixo eco no final para chamar a atenção para esse reaproveitamento de materiais como matéria-prima, ficando mais claro para o consumidor que os produtos da linha são sustentáveis do ponto de vista ecológico”, conta Claudia.

A linha completa possui sete tipos de ecobags, quatro tipos de nécessaires, lancheiras e marmiteiros térmicos, kit ecobag hortifrúti, bolsa fitness, organizadores, embalagem para vinho e estojo. “O grande destaque da Linha ClaritáEco são as ecobags e pacotes de hortifrúti retornáveis – pois eles evitam o uso de sacolas e sacos plásticos, reduzindo fortemente a geração de lixo”, conta Claudia. Os produtos inicialmente estarão à venda na loja virtual da Supera e no showroom da fábrica e, em breve, em mais canais. No dia do evento de lançamento da linha, 100% do lucro dos produtos vendidos serão revertidos para ações da Unilehu.

O valor de cada peça é muito maior que o custo que ele possui, afinal, são confeccionadas, em sua grande maioria, por pessoas em vulnerabilidade social - refugiados do Haiti e Venezuela. Há jovens em formação profissional, terceira idade e mulheres da comunidade que também participam deste grupo.

Quem quiser ser um revendedor poderá se tornar um SUPERAMIGO, um selo que reconhece lojistas que apoiam o programa ao contribuir para as vendas de sua produção, dando sustentabilidade financeira para a iniciativa social. Interessados devem entrar em contato com Andressa Koppe – gestao@programasupera.org.br ou pelo telefone (41) 3040-3130. Para quem ainda quiser ajudar, é possível doar resíduos de persianas e cortinas para destinar ao programa na utilização da produção da linha. A ressalva fica para a destinação de sobras de fabricação sem uso, pois os produtos foram desenvolvidos para o uso de materiais novos e não do reaproveitamento de persianas usadas.

Exemplos de impacto direto da causa - o senhor Octavius Ottilus é o haitiano mais antigo do grupo, que está no Supera desde 2017, sendo um dos primeiros alunos. Ele aprimorou suas habilidades de costura como produtor e hoje tem na costura a sua principal remuneração. O dinheiro ganho está sendo enviado para o seu país para conseguir trazer a sua família - esposa e filho. Outro exemplo é Emanuelly Nascimento, jovem que veio para o grupo para auxiliar na produção nas funções mais básicas, como corte, revisão e limpeza sem nenhum conhecimento profissional. Foi aprendendo a costurar no cotidiano da produção e está se tornando uma das revelações do programa.

“Nosso maior orgulho, além da ideia de criar o consumo coletivo e consciente com o que chamam de Slow Fashion e upcycling que é a moda de reuso, é a parceria da Unilehu e do Projeto Supera, neste trabalho de inclusão social. Com isso, uma causa simples tomou outro rumo. Afinal, a quantidade de vidas que serão impactadas direta e indiretamente pelos projetos que apoiam a ação, fez tudo fazer sentido”, avaliam as idealizadoras.

Sobre a Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma instituição social que tem por missão social a inclusão no mundo do trabalho. Uma de suas iniciativas de inclusão é o Supera, um negócio social inovador que une a geração de renda com a confecção de produtos exclusivos. Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são qualificadas para fazer os produtos do portfólio Supera, que conta com diversas opções de brindes, presentes e vestuário. Quando os alunos atingem um nível técnico adequado, eles podem se tornar produtores certificados, com possibilidade de remuneração por produção.

Para ajudar ainda mais o processo, o Supera fornece infraestrutura, com equipamentos e matéria-prima para a confecção dos produtos, como também se responsabiliza pela comercialização do estoque produzido. O Supera amplia o seu impacto social ao dar prioridade no desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.  Esta vocação em produtos verdes e com o viés upcycling e reciclagem inspirou a criação da Linha ClaritáEco, com produtos feitos a partir de resíduos da fabricação de cortinas e persianas.

Sobre Rafael Fagundes - designer com formação e experiência no desenvolvimento de produtos, trabalha no Programa Supera desde o início das atividades em 2016.

Serviço:

Lançamento da Linha ClaritáEco
Data: 06 de agosto
Horário: 16h
Endereço: Unilehu - R. Prof. Doracy Cezzarino, 328
Custo: 100% do lucro dos produtos vendidos no dia do evento serão revertidos para ações da Unilehu.

Nenhum comentário: