terça-feira, 30 de julho de 2019

Pesquisadores de Yale revelam: aprender idioma por aplicativo é eficaz.

75% dos entrevistados atingiram seus objetivos de aprendizagem em menos de três meses
Aprender um novo idioma exige tempo e dinheiro. Entre os brasileiros, este investimento costuma durar, em média, de 5 a 10. Pensando na possibilidade de alcançar uma competência básica em um período de estudo menor, pesquisadores da Universidade de Yale – uma das melhores instituições de ensino do mundo – revelam que o aprendizado on-line é uma alternativa eficiente. Os resultados deste projeto foram divulgados hoje pelo aplicativo de idiomas Babbel – considerado uma das empresas de educação mais inovadoras do mundo.


75% dos participantes atingiram seus objetivos pessoais de aprendizagem. 91% disseram ter gostado de aprender espanhol via aplicativo. 95% ainda afirmaram que a Babbel tornou conveniente aprender um novo idioma. Os pesquisadores de Yale acompanharam o desenvolvimento de 117 estudantes ao longo de três meses. Os participantes não possuíam nenhum conhecimento prévio na língua estudada.
O fundador e CEO da Babbel, Markus Witte, acredita que essa pesquisa é essencial para apresentar uma maior transparência acerca dos resultados que as pessoas podem esperar do uso do aplicativo. “Os resultados deste estudo reforçam os resultados do estudo anterior, que foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ele concluiu que estudar com a Babbel facilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral em outro idioma. É mais uma prova da eficácia do nosso método de ensino”, diz Witte.
A empresa alemã também participou, em 2016, de outros estudos que comprovaram a eficácia de sua metodologia de ensino. Executados pelos pesquisadores da City University of New York (Universidade da Cidade de Nova Iorque) e da University of South Carolina (Universidade da Carolina do Sul), eles revelam que estudar pela plataforma entre 15 e 21 horas – aproximadamente 20 minutos por dia durante dois meses – equivale ao aprendizado de um semestre acadêmico.
Dos 391 estudantes, 81% afirmaram ter melhorado a habilidade de se comunicar em espanhol. Por sua vez, este dado confirma uma pesquisa realizada pela Babbel, em 2015, com 45 mil entrevistados, no qual 73% dos participantes disseram se sentir confiantes o suficiente para manter uma conversa em um novo idioma depois de cinco horas de estudo com o aplicativo.

Nenhum comentário: