sexta-feira, 26 de julho de 2019

News da Hora.

10 filmes do Sul foram selecionados para a 19ª Goiânia Mostra Curtas

Ao todo, festival exibe na edição deste ano 86 filmes, entre ficção, animação, documentário e experimental de todas as regiões do Brasil. Evento, com entrada gratuita, acontece de 8 a 13 de outubro.


A Região Sul do Brasil tem 10 filmes representantes nas mostras competitivas da 19ª Goiânia Mostra Curtas. São cinco produções do Paraná, três do Rio Grande do Sul e duas de Santa Catarina: A mulher que sou (PR); Aquele Casal (PR); Metanoia(PR); Bicho do Mato (PR); Vivi Lobo e o Quarto Mágico (PR); Ressurreição (RS); Céu da Boca (RS); Só sei que foi assim (RS);Baile (SC); e Licença Poética (SC).




O festival divulgou a lista dos filmes selecionados depois de receber mais de 1.000 inscrições para sua mostra competitiva. A seleção completa está disponível através do link: http://www.goianiamostracurtas.com.br/19/lista-filmes/  

As quatro mostras competitivas têm 70 filmes selecionados, sendo que alguns participam de mais de uma categoria: Curta Mostra Brasil (38), Curta Mostra Goiás (11), Curta Mostra Animação (18) e 18ª Mostrinha (6). São 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e 1 experimental, sendo produções de 15estados brasileiros e do Distrito Federal. Além dessas, outras 16 estarão na Mostra Especial, não competitiva.

No total, 86 filmes poderão ser assistidos pelo público gratuitamente de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). Este ano houve um expressivo número de inscrições. “O processo de seleção foi árduo e os curadores tiveram trabalho na definição dos escolhidos, diante da qualidade das obras que chegaram até nós”, ressalta a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, que agradeceu a participação tão significativa e parabeniza aos selecionados.

Foram 555 produções inscritas de ficção, 264 documentários, 123 experimentais e 61 animações, somando um total de 1.003 filmes. As maiores participações foram de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Não houve inscrições apenas do Acre, Amapá e Rondônia.

De acordo com Maria Abdalla, a participação de quase todo o Brasil revela uma grande ânsia para alavancar a produção audiovisual brasileira. “É isso que renova as nossas forças para seguir com a luta diária que vivemos para realizar os festivais, para que nossas produções tenham a visibilidade que elas merecem dentro e fora do País”, pontua.

Categorias
A 19ª Goiânia Mostra Curtas terá quatro mostras competitivas. Na Mostra Brasil, que apresenta um panorama da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla, são 38 filmes. Para dar visibilidade à produção local, que se encontra em franco desenvolvimento e ascensão, a Mostra Goiás apresenta 11 filmes, tendo como curador Eduardo Valente. Além desses curtas goianos, outros dois estão na Mostra Brasil, totalizando 13 selecionados de Goiás. Na Mostra Animação, estão 18 produções selecionadas pelo curador Cesar Cabral. Já na Mostrinha, dedicada ao público infantil e com curadoria de Gabriela Romeu, 6 filmes serão exibidos, com foco na diversão e educação.

Premiação
Os vencedores da edição deste ano ganharão o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas trará para a capital de Goiás cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento.Além da exibição de filmes, a programação deve incluir, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc

Nenhum comentário: