quinta-feira, 4 de julho de 2019

Arte e Arquitetura de mãos dadas.



:
Obras de arte podem mudar o ambiente e complementar a décor
A arquitetura por si só é uma arte. A escolha de cores, texturas, itens e composições de um ambiente são capazes de encher os olhos e aquecer a alma de quem o observa. No entanto, o trabalho e a visão de um artista, refletido em quadros e peças decorativas, consegue agregar ainda mais conceito aos espaços, valorizando o décor e trazendo inspiração aos olhares atentos.   
Buscando enaltecer a área, a CASACOR Paraná 2019 contou com a curadoria de arte do expert gaúcho Cezar Prestes e consultoria do artista paranaense Eleutherio Netto para selecionar os artistas que participam do evento. Dessa forma, a mostra qualifica tanto os expositores quanto os profissionais escolhidos.  Confira alguns ambientes que tem obras de arte como protagonistas do espaço:



Crédito: Viviane Sonnenstrahl
No ambiente Toilette Eu, Tu, Eles, assinado pelo arquiteto André Cabral, a peça de cestaria feita em couro natural e cordas, feita especialmente para o espaço pelos artistas Marcio Dantas e Renata Mccartney, compõe com quadros da Urban Arts Curitiba. Em conjunto com a iluminação intimista, as obras de arte garantem a personalidade marcante do espaço, trazendo um tom contemporâneo e moderno ao projeto.
Crédito: Viviane Sonnenstrahl
Um espaço especialmente dedicado ao incentivo da arte contemporânea e a produção paranaense! Esse é o conceito da Galeria de Arte, assinada pelo arquiteto Luiz Maingué, que promove uma exposição coletiva de mais de 20 artistas e galerias – com destaque para os trabalhos do Paraná. O espaço ainda prova que é possível aliar obras de arte e cor, trazendo um tom divertido e moderno com a predominância azul e os pontos em vermelho.
Crédito: Marcelo Stammer
Frisando o fato de que toda mulher é livre para ser quem quiser, sem precisar se adequar a padrões, o projeto de Escritório, da arquiteta Taciana Nakalski, não segue o estereotipo de cores que geralmente é atribuído ao gênero. O tom de verde se destaca no ambiente, aplicado no estilo color block, em composição com as fotos da artista Sila Lima, é uma forma de mostrar que a mulher pode estar em todos os lugares e usar aquilo que deseja.  
Crédito: Eduardo Macarios
A arte está presente em diversas formas de manifestação. Na Suíte Master, projetada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky, o tapete vira protagonista. Desenhado especialmente para o projeto por Eduardo Wodzinsky, o item traz ao ambiente toque dos anos 80, com cores e formas inusitadas.
Créditos: Eduardo Macarios
No ambiente Home Theater e Bar do Vinho, criado pelo arquiteto Ary Jacobs e o decorador Renan Mutao, a arte ajuda a compor o tom aconchegante e imponente. Acima do sofá, o conjunto de quadros criados especialmente para o projeto por Eleutherio Netto trazem um conceito contemporâneo, com um alinhamento retilíneo. Já a obra central, de Verônica Filipak, quebra a sobriedade com formas e cores diferenciadas.
Créditos: Eduardo Macarios
A arquiteta Larissa Lóh projetou o Hall e Living, um ambiente atemporal marcado pelo design nacional e o contraste de cores claras e escuras, fugindo da monotonia. O espaço ganhou mais personalidade com a arte têxtil “Universos Paralelos”, da artista Barbera van den Tempel,que mistura diferentes materiais como algodão, seda e o feltro, este último, material de origem animal, vindo do carneiro, da alpaca e do merino

Nenhum comentário: