sábado, 29 de junho de 2019

Novidades.

Matific e Instituto Algar levam plataforma de jogos digitais para o ensino da matemática em 65 escolas públicas no País.
 

 


Tecnologia de gamificação permite aulas mais criativas, que estimulam a curiosidade dos alunos e a vontade de aprender de maneira autônoma
 

São Paulo/2019 – Uma parceria inédita entre a empresa israelense Matific e a gigante de telecomunicações Algar promete elevar o nível de aprendizado da matemática em 65 escolas públicas brasileiras. As empresas acabam de implantar uma plataforma de jogos digitais matemáticos para atender alunos e professores da educação infantil até o sexto ano.


O Instituto Algar foi responsável pelo treinamento de formação de 225 professores e gestores de colégios, dentro do Programa Conectados da empresa. A ideia é auxiliar o desenvolvimento de estratégias educacionais que utilizem a tecnologia em sala de aula e na gestão pedagógica, a fim de aprimorar o ensino. O programa alcançou 65 escolas públicas de cinco municípios: Balneário Camboriú, Paranaíba, Poços de Caldas, Uberaba e Ituiutaba.

O objetivo é que os alunos recebam aulas mais criativas, que instigam a curiosidade dos alunos e a vontade de aprender de maneira autônoma, guiados pelo professor. O Programa Conectados é desenvolvido nas cidades por meio de um termo de parceria com as Secretarias Municipais de Educação, a fim de garantir a participação dos professores e gestores escolares.

Já a Matific foi responsável pela implantação propriamente da plataforma de gamificação da matemática. A tecnologia israelense atende todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permite que colégios, professores e alunos aprendam a usar base comum em sala de aula. A BNCC é uma exigência prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil.

A recomendação, descrita no documento da BNCC, determina que o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.

Este é o caso de mais de 700 instituições públicas e cerca de 300 colégios privados no País, entre elas a Escola Estadual Henrique Dumont Vilares, de São Paulo (SP), a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e a EE Padre Pasquale Filippelli, de Diadema (SP). No setor privado, as redes de colégios como Mackenzie, Rio Branco e Avenues the World School também utilizam a plataforma de gamificação para alinhamento à BNCC.

“Plataformas de tecnologia educacional como a da Matific são atualmente grandes aliadas para que a Base Nacional Comum Curricular de fato aconteça no ‘chão da escola’ a partir da prática em sala de aula”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.
“A Matific usa a tecnologia para acelerar e enriquecer esses processos de aprendizagem, à medida em que administra interações e oferece a possibilidade de o aluno colocar a mão na massa, manipulando objetos dentro de ambientes simulados”, acrescenta Szyller.

O sistema Matific já é adotado em 45 países, com cerca de 5 milhões de alunos ao redor do mundo, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de matemática atende 500 mil alunos, de cerca de 1 mil instituições de ensino, com uma galeria de 1,6 mil exercícios gamificados e atualização semanal.

“Como o Brasil possui mais de 30 milhões de alunos no ensino básico, as inovações tecnológicas garantem redução de custo e escalabilidade necessárias para melhorar os indicadores educacionais”, comenta Szyller. “Com a tecnologia, os alunos passam a ser protagonistas e ter autonomia sobre seu aprendizado, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta.


Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br)

A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzliya. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.


Nenhum comentário: