sexta-feira, 7 de junho de 2019

Festival Internacional de Curitiba.


 
BANQUETE COUTINHO, de Josafá Veloso
BANQUETE COUTINHO, longa-metragem de estreia do cineasta Josafá Veloso, produzido pelo Eugenio Puppo – Heco Produções com o Canal Curta!, teve sua primeira exibição  na abertura do 8º. Olhar de Cinema – Festival internacional de Curitiba.
Este ano, a Heco Produções completa 25 anos de existência. Para celebrar essa data, foi criado um novo site com informações completas de todos os projetos já realizados pela produtora. Trata-se de um vasto conteúdo, que inclui vídeos e informações de longas-metragens, curtas-metragens, séries para TV e a disponibilização integral dos catálogos de retrospectivas como Jean-Luc Cinema Godard, Cinema Marginal Brasileiro e Nelson Rodrigues e o Cinema. Além disso, há uma seção especialmente dedicada à Mostra de Cinema de Gostoso, que é realizada anualmente na cidade de São Miguel do Gostoso (RN). Acesse: www.heco.com.br


A Heco Produções está em fase de filmagem do próximo longa-metragem dirigido por Eugenio Puppo, chamado “O Bom Cinema”, documentário sobre a Escola Superior de Cinema da Faculdade São Luis, que foi fundada por um padre jesuíta e funcionou entre 1965 e 1972. Até hoje, pouco se sabe a respeito da escola, um dos primeiros cursos superiores de cinema do Brasil e que revelou diversas figuras de destaque no âmbito cultural, sendo importante marco acadêmico da cidade de São Paulo. O documentário, realizado em parceria com o Canal Curta!, irá abordar a cinefilia da época, o projeto de unificação do país pela ditadura, a relação da Igreja Católica com o cinema, bem como a trajetória de outras escolas de cinema fundadas na época como o Seminário de Cinema do MASP, o Curso Superior de Cinema da UCMG (atual PUC-MG), em Belo Horizonte, a UnB em Brasília e a Escola de Comunicação e Artes da USP. Alguns dos entrevistados para o documentário incluem Rodolfo Nanni, Jean Claude Bernardet, Ismail Xavier, Ana Carolina, César Charlone e João Callegaro.

BANQUETE COUTINHO, de Josafá Veloso
Filme de abertura do 8º. Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba que acontece no próximo dia 05/06, no Espaço Itaú de Cinemas em Curitiba.

Sinopse:
Banquete Coutinho propõe olhar para a obra de Eduardo Coutinho como um grande todo. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Obra e pensamento de Coutinho resistem ao tempo, que a tudo apagará.

Ficha técnica:
Direção: Josafá Veloso
Produzido por: Eugenio Puppo
Direção de Produção: Matheus Sundfeld
Montagem: Eugenio Puppo e Gustavo Vasconcelos
Direção de Fotografia e Câmera: Ticão Okada


Nenhum comentário: