terça-feira, 7 de maio de 2019

Literatura Atual.

Livraria da Vila e Objetiva convida
para o lançamento do livro Crime.gov, de Jorge Pontes e Márcio Anselmo.




Um relato impressionante do envolvimento do poder público nos grandes esquemas de corrupção do país.

No aniversário de cinco anos da Operação Lava Jato, Jorge Pontes e Márcio Anselmo, delegados que atuaram em diferentes momentos da Polícia Federal, narram, a partir de suas experiências pessoais e profissionais, como a corrupção se infiltrou nas instituições brasileiras, tornando-se sistêmica.


A Lava Jato impactou o Brasil, abalando tanto a classe política quanto a empresarial. Ela levou à prisão importantes figuras públicas e revelou, de forma inédita, a abrangência da ilegalidade no sistema. Pela primeira vez, a população brasileira tomou conhecimento de como acontecem as negociatas por baixo dos panos nas altas-rodas do governo.
Em Crime.gov, os autores descrevem uma nova modalidade de crime, que há décadas está entranhada nos três poderes mas que só recentemente passou a ser enxergada com clareza: o crime institucionalizado. Diferente de tudo o que se conhecia até então, é uma dinâmica muito mais complexa, já que as esferas do governo se articulam para preservar a manutenção desses esquemas.
Revelador e original, Crime.govpropõe um novo olhar sobre as relações de poder na política nacional.

JORGE PONTES nasceu no Rio de Janeiro em 1960. É formado em direito e fez pós-graduação na Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. Trabalhou como policial federal em diversos lugares do país e dedicou a maior parte da sua carreira à criação e implementação de delegacias especializadas no combate aos crimes ambientais.

MÁRCIO ANSELMO nasceu em Cambé, no Paraná. É doutor em direito e delegado da Polícia Federal. Lá, trabalhou no Caso Banestado, presidiu as investigações originárias da Lava Jato e permaneceu no grupo da operação em Curitiba por três anos. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador-geral de repressão à corrupção e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário: