segunda-feira, 20 de maio de 2019

Cultura em foco.


Empresas privadas, como o Grupo Géia, tentam suprir demanda em áreas sociais
Cortes orçamentários das áreas socioculturais, fazem com que instituições lutem para se manter com o apoio financeiro de empresas privadas
Há algumas semanas, foi assinado o Decreto Municipal n° 58.636/2019, pelo Prefeito Bruno Covas, de São Paulo, que define cortes de verbas na Secretaria de Desenvolvimento Social e outras diversas áreas. Em abril, o governo estadual recuou nos cortes orçamentários do Projeto Guri, mas nem todos os projetos sociais tiveram a mesma sorte, como é o caso do Centro para Crianças e Adolescentes Casa de São José.


O CCA Casa de São José funciona como alternativa para os pais da região de Santa Cecília, São Paulo, que não têm com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho, ou aos que possuem filhos que frequentam escolas públicas próximas ao CCA.
Mantido pela prefeitura de São Paulo, conta com o apoio financeiro e de suporte para atividades locais, de empresas parceiras, atendendo em média 250 crianças ao ano. Durante o dia, os alunos têm diversas atividades como aulas de música, informática, artes e meio ambiente, rodas de conversas com educadores e psicólogos voluntários, além de orientações para a criação de currículos e mercado de trabalho.
Há 11 anos, o Grupo Géia implantou o programa De olho no futuro, alocando sua colaboradora Marina Abrantes, pedagoga e professora de Informática, para atender o projeto na Casa São José. Entretanto, com as últimas decisões do governo, o mesmo possa deixar de existir. “Isso impacta diretamente a Casa e os profissionais que trabalham nela. As empresas parceiras, como o Grupo Géia, são de grande ajuda para manter financeiramente os projetos internos, mas sem a Prefeitura os organizadores da Casa São José não conseguem dar certeza se a verba será suficiente”, lamenta Marina.
O programa é uma grande oportunidade para os jovens de 6 a 14 anos, que além de ficarem longe das ruas, também adentram a cultura e muitas vezes saem com empregos. “Seria muito triste ver a Casa São José fechando. Ela fez tanta diferença na minha vida, que se eu pudesse ainda estaria lá, estudei o máximo possível e só saí depois de atingir a idade máxima. Tenho claro na minha cabeça que meu trabalho no Terminal de Justiça só aconteceu pelos ensinamentos que me passaram ali”, diz Michael da Paixão, de 15 anos.
Parceria Grupo Géia e Casa de São José
Além do apoio em estrutura e equipe, a parceria entre o Géia e o CCA também incentiva o futuro das crianças por meio de um curso preparatório para o Jovem Aprendiz, voltado às crianças a partir de 13 anos. Existem três estágios ao ano que são realizados na sede do Grupo Géia: no primeiro, os alunos passam um dia inteiro na empresa, assistem palestras com os gestores, conversam, tiram dúvidas e decidem qual área mais se identificam para se candidatarem as entrevistas. Depois, no meio do ano, retornam a empresa para simulação de entrevistas, recebem orientações sobre postura, vestimenta e demais características necessárias para a conquista de uma vaga de trabalho. Por fim, geralmente em Dezembro, realizam uma festa de formatura com a turma de jovens aprendizes, com a emissão de certificados de conclusão de curso. “Esse é um momento muito marcante na vida dos alunos e também dos pais e responsáveis, que podem prestigiar seus filhos e conhecer a estrutura do Grupo Géia”, compartilha Marina.
Ivan de Arruda, 15, deixou de frequentar a Casa há dois anos por conflito entre os horários das aulas e seu novo emprego numa loja de imóveis. No entanto, nunca esqueceu a experiência vivida na empresa e já definiu que seu futuro está na área administrativa “Foi lá que me encontrei! Nunca vou esquecer o dia em que conheci a rotina do Grupo Géia, aprendi muito ali!”.
O programa é novo, mas já demonstra eficácia. Entre as três turmas que passaram, diversos alunos conseguiram empregos. Michael ressalta a importância do projeto e faz um apelo “Foi graças às aulas na Casa de São José que aprendi a mexer no computador, no Excel e no Word, que é o básico para me manter neste emprego, sem isso eu não sei onde estaria agora. Espero que a Casa permaneça, pois é com o futuro das próximas crianças que estamos mexendo”.
Sobre o Grupo Géia
Atua no segmento de benefícios para empresas e entidades de classe. O Grupo é composto por Géia Consultoria de Seguros e Géia Administradora de Benefícios. Oferece consultoria especializada, gestão de saúde, corretagem de seguros, planos de saúde e soluções na análise da contratação e gestão dos benefícios.

Nenhum comentário: