quinta-feira, 2 de maio de 2019


 
Beth Carvalho é homenageada pelo SescTV .

O canal exibe o documentário Berço do Samba de São Mateus, que tem participação da cantora, nos dias 3, 4 e 5 de maio
Para prestar homenagem a cariocaBeth Carvalho, uma das mais importantes intérpretes brasileiras, que morreu na última terça-feira, 30/4, aos 72 anos, o SescTV leva ao ar o documentário Berço do Samba de São Mateus, sobre a vida dos moradores de um bairro da Zona Leste da capital paulista, que viu surgir um novo movimento musical na década de 1990. Na produção, Beth lembra da primeira vez que foi conhecer a roda de samba na região e da criação do Quinteto em Branco e Preto, do qual ela era madrinha. Com direção de Talita Miranda, o filme será exibido amanhã, 3, às 14h; sábado, 4, às 17h; e domingo, 5, às 20h (assista também emsesctv.org.br/aovivo).

 
Beth Carvalho fala da importância da Tia Cida - matriarca do Samba de São Mateus e filha do cantor e compositor Blecaute, seu ídolo desde a infância – para o samba da região. Ela abriu sua casa para que os rapazes pudessem se reunir, contar histórias, tocar e cantar em seu quintal. A carioca lembra que ficou comovida quando a conheceu. “O Tocão, filho dela, passou a ser músico da minha banda, quer dizer: neto do Blecaute”, comenta Beth e recorda o dia em que Cidinha, jeito carinhoso como a cantora a chamava, a convidou para conhecer a roda de samba de São Mateus. “Quando eu entrei, eles estavam cantando a minha música. Música que não tocava muito em rádio, era música de quem conhecia mesmo minha obra”, afirma.
 
Segundo Beth, para sua surpresa, eram crianças que estavam cantando. “Um deles era o Vitor (Quinteto em Branco e Preto). Não existia o quinteto ainda, o Vitinho tinha 13 anos de idade”, expõe. A intérprete revela que naquele momento três irmãos branquinhos, moradores do bairro de São Mateus, Vitor, Yvison e Everson Pessoa, estavam sendo apresentados aos irmãos Maurílio de Oliveira e Magno Sousá, do bairro de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista, para a possível criação de um grupo.  Surge então o Quinteto em Branco e Preto, cujo nome foi criado por Beth.
 
O documentário mostra, ainda, a viagem que os músicos fizeram a Nova Iorque e as rodas de samba que acontecem nos quintais e botecos, além de trazer depoimentos que contam a história dessa tradição musical. Em 2007, o Selo Sesc SP lançou o CD Berço do Samba de São Mateus. O trabalho projetou o grupo no Brasil e no exterior, rendendo um convite para show no World Music Institute – WMI, em Nova Iorque – EUA, em 2008.
 
Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
SERVIÇO:
 
DOCUMENTÁRIO
Berço do Samba de São Mateus
Dias: 3/5, sexta, às 14h; 4/5, sábado, às 17; e 5/5, domingo, às 20h.
Classificação Indicativa: 10 anos
Direção: Talita Miranda
Produção: Elástica
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online emsesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter:http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https:facebook.com/sesctv
 
.

Nenhum comentário: